Frutal – Antigo Edifício do Fórum
O Antigo Edifício do Fórum foi tombado pela Prefeitura Municipal de Frutal-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Frutal-MG
Nome atribuído: Antigo Edifício do Fórum
Localização: Frutal-MG
Histórico do município:
1835 – Chegada de Antonio de Paula e Silva.
1835 – Inauguração da primeira capela.
1850 – Elevada à categoria de Arraial do Carmo do Frutal
1851 – Foi dirigido memorial ao Padre Jerônimo Macedo, da Paróquia de Dores do Campo Formoso, pedindo provisão para que fosse erguido um novo templo religioso.
1854 – 16 de julho – inaugurado o novo templo religioso e vencida esta etapa construído um cemitério.
1858 – Elevação à distrito de Paz de Uberaba.
1870 – Através da Lei nº 1.667, a sede da Paróquia de Dores do Campo Formoso é transferida para o Distrito de Carmo de Fructal.
1885 – Em 05 de outubro, através da Lei nº 3.325, foi elevada à Categoria de Vila, ficando, então, desmembrado do Município de Uberaba e incorporando São Francisco de Sales, desmembrado do Município do Prata.
1886 – Foi fundada a primeira banda de música do município.
1887 – 21 de abril, instalou-se na vila o Clube Atlético Tiradentes, dissolvido posteriormente em 13 de Maio de 1888.
1887 – 04 de outubro – através da Lei nº 3.436, Carmo do Fructal foi EMANCIPADA do Município de Uberaba e elevada à categoria de Cidade, com o nome de FRUTAL. Nesta ocasião, providenciou a construção definitiva da Cadeia e Casa da Câmara, a eleição dos Vereadores, a instalação do Legislativo, a criação dos Códigos Tributários e de Posturas, nomenclatura de ruas e outros serviços urbanos.
1888 – Em 21 de Janeiro, foi criado o Foro Civil do Município.
1888 – Em 26 de Janeiro, foi o município subdividido em Distritos especiais, sendo os de FRUTAL, Moeda (atualmente Itapagipe e Comendador Gomes) e o de São Francisco de Sales os primeiros a serem instalados e também, foi instalado o Juizado de Paz.
1889 – 23 de Abril, foi nomeado o primeiro Tabelião de Notas e,
1889 – 27 de Julho, instalada a Coletoria das Rendas Gerais e Providenciais, tendo sido nomeado para o cargo o Comendador Gomes da Silva.
1892 – 21 de Abril – criada a Comarca de FRUTAL, sendo o primeiro Juiz de Direito, Pacífico Gomes de Oliveira Lima e Promotor de Justiça, Alonso Valdetaro Orosimbo Dias, conforme atos publicados nesse mesmo dia, no Minas Gerais; a instalação da Comarca somente veio a acontecer em 15 de Setembro, graças ao brilhante trabalho do Senador Gomes da Silva no Congresso Mineiro.
1892 – Em 20 de Setembro, o Instituto Municipal iniciou suas atividades, com as cadeiras de Português, Latim, Francês, Aritmética, além de outras matérias.
1895 – O primeiro jornal, com a denominação de Santelmo, órgão oficial da Câmara Municipal, fundado neste ano, circulou até 1898.
1895 – 04 de dezembro, é nomeado o primeiro Delegado de Polícia, Joaquim Martins de Souza.
1909 – O então Agente Executivo, Astolfo de Vasconcelos inaugurou o primeiro serviço de água canalizada, para consumo da população.
1910 ou 1911 – Foi introduzido o Futebol em Frutal, pelo jovem Miguel Morelli que, em companhia de seus progenitores, havia transferido sua residência de Araraquara pra esta cidade.
1915 – Falece na cidade o COMENDADOR JOAQUIM ANTONIO GOMES DA SILVA, ou Senador Gomes da Silva, um dos expoentes do desenvolvimento do Município.
1915 – Construção do primeiro Grupo Escolar, nova Cadeia Pública, Edifício do Fórum, encampação do serviço de iluminação elétrica, que havia sido implantado pelo Engenheiro José Vilela de Magalhães. Realizaram, ainda, a construção do primeiro Jardim Público, com artístico coreto, serviços de meio-fio e sarjetas em várias ruas, construindo o Matadouro Municipal e o novo Cemitério, além de várias escolas, urbanas e rurais.
1916 – Em 23 de janeiro foi oficialmente fundado o primeiro clube de futebol em Frutal, com a denominação de Fructal Foot Ball Club.
Fonte: Prefeitura Municipal.
MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal