Guaranésia – Antiga Prefeitura


Imagem: Prefeitura Municipal

A Antiga Prefeitura foi tombada pela Prefeitura Municipal de Guaranésia-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Guaranésia-MG
Nome atribuído: Prédio da Antiga Prefeitura – Câmara Municipal
Outros Nomes: Câmara Municipal – Antiga Prefeitura Municipal de Guaranésia
Localização: Praça Dona Sinhá, nº 269 – Guaranésia-MG
Decreto de Tombamento:Decreto n° 852/1998 – Decreto n° 914/2001

Descrição: Nos idos de 1880 a povoação de Santa Bárbara das Canoas contava com apenas 200 casas espalhadas em grande extensão, uma população de 3.000 almas e uma aula de instrução primária particular para as crianças ricas, 20 alunos aproximadamente.
A Freguesia, pertencente á Comarca Eclesiástica e município de Muzambinho, nada recebia dos cofres públicos. Tudo o que conseguia provinha do esforço tenaz do seu povo, aplicado ao cultivo da terra. A cultura do café contava 600.000 pés plantados, dando para exportar mais de 40.000 arrobas. Muito se comercializava em madeira, encontrada com abundância nas suas matas. Tudo se operou pela vontade do povo, mais que pela espontânea ajuda do poder constituído. Foi o esforço do povo, que, em 1901, ganhou a au- tonomia, com a criação do município.
Aliás, depois da Proclamação da República começava a acentuar-se o desenvolvimento da localidade e seus habitantes já aspiravam a sua transforma- ção. Então, nessa época, o primeiro Presidente da Câmara e Agente Executivo, Major Urias Be- larmino de Souza, que governou Guaranésia de 1902 á 1905, visando o engrandecimento da terra, lançou mão dos fundamentos que constituem a base sólida da civilização. Mandou construir uma casa de Instrução Pública. Em sete de setembro de 1907, foi instalado o Grupo Escolar “Carvalho de Brito” – o primeiro Grupo Escolar mantido pelo Poder Público.
Construído em lugar privilegiado, apresenta arquitetura simples, valo- riza sua volumetria em detrimento de suas linhas retas. Colunas em elementos de argamassa na fachada principal dão a sensação de sustenta- ção para o telhado. Nossos mestres construtores italianos responsáveis pela edificação do prédio transferiram toda a genialidade da cultura greco-romana na concepção deste edifício. Funcionou ali o Grupo Escolar “Carvalho Brito” como escola primária até o final da década de 1920.
Quando não mais comportou o número de matrículas, um novo prédio foi construído para abrigar os alunos. Ficou fechado por pouco tempo o prédio do primeiro Grupo Escolar da cidade. Depois sofreu algumas adaptações: como mudança de portas e abertura de janelas e em 1933 passou a abrigar a Prefeitura Municipal. E lá funcionou até a segunda metade da década de 1980, quando também saiu para o Paço Municipal. Ficou o Velho Grupo por algum tempo abandonado depois de quase l século servindo a comunidade. Hoje, o prédio está totalmente restaurado e abriga as dependências da Câmara Municipal.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: No início do século XIX, o Rio Canoas, que banha o município de Guaranésia, era conhecido como rio das Capivaras, por causa da grande quantidade existente desse animal em suas águas. Nessa época, às margens do rio, foi construído um rancho onde se estabeleceu o proprietário José Maria Ilhoa, conhecido pelo apelido de Canoas. Em função desse apelido, o curso d′água passou a ser chamado Rio do Canoas. O proprietário das terras construiu uma capela em homenagem à Santa Bárbara, ao redor da qual surgiu um povoado, conhecido pelo nome de Santa Bárbara das Canoas.
O povoado de Santa Bárbara das Canoas foi elevado à categoria de distrito, subordinado ao município de Jacuí, em 1839. Após 34 anos, a localidade foi elevada a cidade, com o nome de Guaranésia, em 1901. Essa denominação deriva do tupi-guarani e significa pássaro da ilha.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *