Iguaba Grande – Igreja Imaculada Conceição


Imagem: Inepac

A Igreja Imaculada Conceição, em Iguaba Grande – RJ, foi tombada por sua importância histórico e cultural.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Conjunto arquitetônico da Igreja Imaculada Conceição, na Rodovia Amaral Peixoto, n.º 1297, Casa Paroquial e Coreto na Rua Nossa Senhora da Conceição n.º 34, loteamento 59 na Vila de Iguaba Grande
Processo de Tombamento: E-03/ 33.717/78
Localização: Rod. Amaral Peixoto, nº 1297 – Iguaba Grande-RJ
Tombamento Provisório: 23/01/1979
Tombamento Definitivo: 16/04/1979

Importante: No final da década de 1980, a casa paroquial e o coreto foram demolidos irregularmente, restando somente a igreja.
Fonte: Inepac.

Descrição: Por ocasião do tombamento, o conjunto foi definido pela integração de três unidades arquitetônicas – a igreja, a casa paroquial e o coreto. No final da década de 1980, a casa paroquial e o coreto foram demolidos irregularmente, restando somente a igreja. Marcada pela simplicidade, no estilo das primitivas capelas jesuíticas, possui planta com nave única, capela-mor ladeada por duas sacristias e torre sineira modesta. Inaugurada pelo padre jesuíta Francisco Borges, com uma procissão, em 3 de junho de 1761, a igreja situava-se na trilha de colonização jesuítica do século XVIII. O conjunto servia então de ponto de pousada para viajantes. Foi reformada na primeira metade do século XI
Fonte: Inepac.

Descrição: Originário de São Pedro da Aldeia, o município de Iguaba Grande foi instalado em 1997. A área urbana daquele município, com a criação da Base Naval, passa a sofrer alterações, com os loteamentos de veraneio que, a partir do núcleo habitacional da Base, se desdobram pela RJ-106, em direção a Iguaba Grande.
A colonização das terras dos atuais municípios de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande teve início com a catequese dos grupos indígenas realizada pelos missionários da Companhia de Jesus.
Em 1617, os jesuítas fundaram a Aldeia de São Pedro, construindo uma capela que se tornou o marco da colonização dessa área. O desenvolvimento da aldeia determinou sua elevação à categoria de freguesia em 1795, recebendo a denominação de São Pedro da Aldeia.
Data da mesma época a construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou padroeira de Iguaba Grande.
A localidade de São Pedro manteve essa hierarquia durante um século, em razão da supremacia mantida pela cidade de Cabo Frio. A abolição dos escravos, que na maioria dos municípios fluminenses prejudicou a economia local, trouxe mudança das atividades agrícolas para a pesca.
Essa rápida adaptação motivou a independência políticoadministrativa da antiga freguesia de São Pedro da Aldeia, tendo sido desmembrada de Cabo Frio em 1890, como município de Sapiatiba.
Durante um período de meses durante o ano de 1892, o município foi reanexado a Cabo Frio e, por último, recuperou sua autonomia sob o nome de São Pedro da Aldeia. A vila somente adquiriu jurisdição de cidade em 1929.
Fonte: Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.