Itajaí – Antigo Prédio da Fiscalização dos Portos


Imagem: Google Street View

O Antigo Prédio da Fiscalização dos Portos, em Itajaí-SC, foi construído por volta de 1930 para sediar o escritório e o depósito dos materiais para ampliação do Porto.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Antigo Prédio da Fiscalização dos Portos
Localização: R. República Argentina, nº 400 – Itajaí-SC
Número do Processo: Nº 171/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.460, de 23/11/2001

Descrição: O prédio foi construído por volta de 1930 para sediar o escritório e o depósito dos materiais que seriam utilizados nas obras de ampliação projetadas para o Porto de Itajaí. Depois a fiscalização e administração do Porto, até o ano de 1967, quando foi construído o novo prédio da Administração do Porto, na Rua Cel. Eugênio Muller.

Trata-se de uma construção de estilo eclético com predomínio de elementos neoclássicos em sua composição, edificada em tijolos e coberta por telhas tipo francesa. Como a maioria das construções desse estilo, originalmente o edifício tinha paredes pintadas de cores suaves, com ornatos e aberturas na cor branca.

O destaque fica por conta dos arcos plenos das aberturas e dos desenhos impressos no tratamento do reboco, inspirados nas composições em pedras características do renascimento florentino. A composição é assimétrica em todas as elevações e o torreão, construído em uma das extremidades do prédio original, conferia certo aspecto oficial, realçado pela varanda, pela porta em arco e pelo mastro de bandeira, ali fixado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Antigo prédio da Fiscalização dos Portos de Itajaí, de frente para o rio Itajaí-Açu, foi construído na década de 1930 para instalar o escritório e o depósito de materiais necessários às obras projetadas para o Porto de Itajaí. É representativo da principal atividade econômica da cidade. Possui aberturas em arcos plenos e reboco da fachada com trabalhado imitando pedras.
Fonte: FCC.

Descrição: As edificações tombadas no município de Itajaí são unidades que documentam o importante surto desenvolvimentista do final do século XIX e primeiras décadas do século XX. São edifícios ecléticos, símbolos do progresso, implementados pela atividade portuária que se desenvolveu neste município. Aí está representada a arquitetura dos grandes casarões assobradados, dotados de imponentes frontões voltados para a rua principal com a nítida contribuição dos imigrantes alemães e italianos.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *