Itajaí – Igreja da Imaculada Conceição


Imagem: Google Street View

A Igreja da Imaculada Conceição, em Itajaí-SC, foi tombado por sua importância histórica, artística e cultural. Foi construída em 1824.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Igreja da Imaculada Conceição
Localização: Praça Vidal Ramos – Itajaí-SC
Número do Processo: Nº 100/98
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 2.994, de 25/06/1998

Descrição: Construída em 1824 e tombada como patrimônio histórico de Itajaí e Santa Catarina, a igreja está interditada desde 2013 quando parte do teto desabou. “Era um domingo de manhã, quando a gente teve a notícia de que não poderíamos celebrar a missa porque o teto havia caído”, lembra o padre Sérgio Souza. “Por isso, hoje recebemos com grande alegria a notícia do restauro para que nossa comunidade possa voltar a utilizar esse local de grande importância espiritual e histórica”, finaliza o pároco.

Em 2014, o município iniciou a elaboração do projeto de restauro, que identificou todas as questões estruturais do prédio, elencou as ações emergenciais e fez um cronograma físico/financeiro para o restauro. Com base nesse levantamento foi aberta a licitação para o restauro. A Albatroz, empresa vencedora, já realizou outros restauros na cidade como os do Palácio Marcos Konder e do antigo prédio da Fiscalização do Porto. “Restaurar a igreja será ainda mais significativo. São muitas peças que devem ser restauradas, além da estrutura do prédio. Um exemplo é o ladrilho hidráulico do piso, que precisaremos remover por inteiro. Algumas peças que faltam do piso, uma empresa irá reproduzir semelhante ao original”, conta a engenheira civil Valéria Zimkovicz Lecheta.

O restauro está orçado em R$ 2.738.828,20 e deve ser concluído em 24 meses. Dentre os trabalhos a serem executados estão a remoção para restauro dos retábulos (estrutura de madeira); peanhas (pequenos pedestais da parede); pia batismal e de água benta; retirada dos sinos, forro e telhas; estabilização do movimento das paredes laterais; reprodução das peças do piso; retelhamento; recuperação da cobertura com a restauração do madeiramento degradado, execução do reforço da fundação; restauro dos bens móveis da igreja; execução das novas instalações elétricas, de prevenção e combate a incêndio, de drenagem pluvial, ar condicionado, alarme, iluminação, iluminação cênica e hidrosanitárias, lógica e segurança, telefonia; recuperação da estrutura de suporte dos sinos; recuperação do piso, forro e tablados entre outros.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A igreja da Imaculada Conceição foi construída em 1824 e seu altar-mor foi instalado em 1828, todo em canela-de-lei, dourado, em estilo romano. A torre, a parte posterior do coro, o átrio e o batistério datam de 1889.
Fonte: FCC.

Descrição: As edificações tombadas no município de Itajaí são unidades que documentam o importante surto desenvolvimentista do final do século XIX e primeiras décadas do século XX. São edifícios ecléticos, símbolos do progresso, implementados pela atividade portuária que se desenvolveu neste município. Aí está representada a arquitetura dos grandes casarões assobradados, dotados de imponentes frontões voltados para a rua principal com a nítida contribuição dos imigrantes alemães e italianos.
Fonte: FCC.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Arquidiocese
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
UDESC


Comentários

  1. Daniel Pimenta Veloso |

    pelo amor de deus ” com a nítida contribuição dos imigrantes alemães e italianos.” por favor corrijam isto, quem construiu esta igreja foi o pedreiro Negro Simeão. escravisado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.