Itaqui – Fazenda do Itu


Imagem: Prefeitura Municipal

A Fazenda do Itu foi refúgio do presidente Getúlio Vargas. Se tornou centro de referência da política nacional, onde foi articulada a volta de Getúlio Vargas ao poder.

IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Fazenda do Itu
Localização: RS 176, KM 22 – Itaqui-RS
Número do Processo: 2071-1100/06-
Portaria de Tombamento: 023/2012/SEDAC
Livro Tombo: Inscr. Nº 112, de 06/12/2013
Publicação no Diário Oficial: 08/05/2012

Descrição: A Fazenda do Itu é conhecida por ter sido o “refúgio” do presidente Getúlio Vargas, que governou o Brasil entre os anos de 1930/1945 e 1951/1954. Durante os períodos em que o presidente esteve na fazenda, esta se tornou um centro de referência da política nacional, onde decisões importantes eram tomadas e onde foi articulada a volta de Getúlio Vargas ao poder.
A fazenda contava inicialmente com cerca de 11.000 hectares, dos quais uma parte, onde se encontra a sede da fazenda, passou aos atuais proprietários. O prédio ainda possui características originais, como parte de sua compartimentação, pisos, forros e detalhes de esquadrias. Durante o período em que pertenceu ao filho Lutero Vargas, foram construídos o frigorífico e o depósito. Sobre a estrutura do prédio das cocheiras foi construída uma nova edificação para eventos e hospedagem de visitantes, atualmente denominado dormitório. São edificações em alvenaria de tijolos argamassados com cobertura de zinco.
Além das edificações da fazenda, está tombado também o monumento com o busto de Getúlio Vargas e, nos limites da cerca existente, os muros que circundam parcialmente a casa, as árvores plantadas pelo Presidente Vargas, estruturas do antigo reservatório de água, o pomar, a vegetação nativa e demais elementos que constituem a ambiência do local.
Fonte: IPHAE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.