Ituiutaba – Irmandade de São Benedito e Ternos de Congo
A Irmandade de São Benedito e Ternos de Congo foi tombada pela Prefeitura Municipal de Ituiutaba-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Ituiutaba-MG
Nome atribuído: Irmandade de São Benedito e Ternos de Congo (celebrações)
Outros Nomes: Irmandade de São Benedito da cidade de Ituiutaba, Irmandade de São Benedito e de todos os Ternos que a compõe, Festa de Congada
Localização: Ituiutaba-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6460/2009
Livro de Registro das Celebrações
Descrição: Festa religiosa que reúne toda região em dias de muita fé e alegria.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.
Histórico do município: Ituiutaba é uma fusão de vocábulos tupis que significa ‘povoação do rio Tijuco’. Os primitivos habitantes do município eram ameríndios, pertencentes ao grupo Gê, também chamados caiapós. Uma das tribos que deixaram fama na região foi a dos panariás, muito bem estudada por Alexandre Barbosa, de Uberaba. Por fim ela foi aldeada na atual povoação de São Francisco de Sales, às margens do Rio Grande, no vizinho município de Campina Verde.
Os panariás – assinala o historiador Edelweis Teixeira – deixaram seus vestígios à margem dos rios Tijuco e Prata, além de igaçabas funerárias, aqui e acolá. Praticamente, não houve luta entre os ameríndios e o invasor branco, pois os silvícolas, tão logo verificaram a superioridade de armas dos desbravadores, ou se submeteram e foram agrupados na aldeia de São Francisco de Sales, ou foram expulsos para Goiás e Mato Grosso. As principais artérias de penetração na zona de ltuiutaba foram os rios Prata e Tijuco, principalmente o primeiro. Segundo Dr. Edelweis Teixeira, de Desemboque partiram várias expedições com o objetivo de descortinar e conhecer a região entre os rios Grande e Paranaíba.
Fonte: IBGE.
FOTOS:
- Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
- Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
- Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE