Lima Duarte – Igreja de São Sebastião em Monte Verde
A Igreja de São Sebastião em Monte Verde foi tombada pela Prefeitura Municipal de Lima Duarte-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Lima Duarte-MG
Nome atribuído: Igreja de São Sebastião em Monte Verde com suas fachadas exteriores (o adro, alameda, jardim e campanário), todas as áreas internas tais como: sacristia, o acervo de imaginárias, o mobiliário, alfaias, documentos, registros, vestes eclesiais, painéis das paredes e do teto, trabalhos de entalhes e todos e os bens móveis
Outros Nomes: Conjunto Arquitetônico da Capela de S. Sebastião do Monte Verde de Lima Duarte, bem como os bens móveis e demais objetos pertencentes a este conjunto., Igreja de São Sebastião do Monte Verde e acervo
Localização: Povoado de Monte Verde – Lima Duarte-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 03/1998
Descrição: –
Fonte: –
Histórico do município: Lima Duarte teve, provavelmente, a mesma origem da maioria das cidades mineiras: um grupo de colonos se estabeleceu a beira das estradas que davam para as minerações aí se formou um pequeno núcleo colonial ao redor de uma capelinha que a fé dos nossos antepassados se apressava em erguer. Sua primeira denominação foi Nossa Senhora das Dores do Rio do Peixe, e a origem deste nome se deve a Santa padroeira da primeira capelinha de Nossa Senhora das Dores, mais o fato de ser o município banhado pelo rio do Peixe. Passou a ser chamado mais tarde ?LIMA DUARTE? , em homenagem a um médico e político barbacenense, que muito contribuiu para a emancipação do município, e se chamava José Rodrigues de Lima Duarte.
Conta-se que, em 1781, corria o boato de que no rio do Peixe haviam-se descoberto faisqueiros de bom rendimento, fazendo-se extrativos pela Ibitipoca, apesar da proibição por parte do Governo. Foi apurada a veracidade dom fato, e tendo o próprio governador percorrido a área comentada, foi recebido no nascente arraial do Rio do Peixe com festividades, aproveitando os moradores para lhe pedirem terras de cultura. Reconhecendo a inutilidade das proibições feitas, resolveu o governador permitir se cultivassem aquelas matas e o arraial passou a crescer. A paróquia foi criada em 1881, sendo então dada a denominação de Vila do Rio do Peixe a sede que, ao ser elevada à cidade em 1884, recebeu o nome que conserva ainda até hoje. O primitivo distrito de Rio do Peixe foi criado em 1839 e elevado a freguesia 20 anos depois, em 1859.
Fonte: IBGE.
FOTOS:
- Imagem: Prefeitura Municipal
- Imagem: Prefeitura Municipal
- Imagem: Prefeitura Municipal
MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Prefeitura Municipal