Linhares – Ilha do Imperador


Imagem: Prefeitura Municipal

A Ilha do Imperador recebeu a visita de D. Pedro II em 1860 e a visita de Getúlio Vargas em 1954. Conserva sua vegetação primitiva.

SECULT – Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo
Nome atribuído: Ilha do Imperador
Localização: Linhares-ES.
Tipo de bem: Patrimônio natural.
Descrição: Localizada na Lagoa Juparanã, foi visitada pelo imperador Dom Pedro II em 1860 e pelo presidente Vargas em 1954. A Ilha serve de limite entre as cidades de Linhares, Sooretaman e Rio Bananal.
Fonte: Secult-ES.

Descrição: Ao norte da Juparanã encontra-se um marco histórico. Compondo o cenário natural da lagoa acha-se a Ilha do Imperador, assim denominada por ter recebido a visita de D. Pedro II em 1860 e que também recebeu em 1954 à visita de Getúlio Vargas e conserva até hoje sua vegetação primitiva, numa posição estratégica e de onde se tem uma vista apreciável da extensão da lagoa e das praias do seu entorno.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Principal cartão postal da cidade, a Lagoa Juparanã, é a maior lagoa do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão geográfica. Há 26 km de comprimento por até 5,5km de largura. No idioma Tupi, Juparanã quer dizer “mar de água doce”.
Ao norte da Lagoa Juparanã encontra-se um marco histórico. Compondo o cenário natural da lagoa acha-se a Ilha do Imperador, assim denominada por ter recebido a visita de D. Pedro II em 1860 e que também recebeu em 1954 à visita de Getúlio Vargas e conserva até hoje sua vegetação primitiva, numa posição estratégica e de onde se tem uma vista apreciável da extensão da lagoa e das praias do seu entorno.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Secult-ES
Prefeitura Municipal
IBGE
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *