Macapá – Banda de Música da Polícia Militar
A Banda de Música da Polícia Militar do Amapá foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Estado.
ALAP – Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Nome Atribuído: Banda de Música da Polícia Militar do Amapá
Localização: Macapá-AP
Decreto de Registro: Lei n° 1.305, de 18/02/09
Descrição: Em 1943, foi criado o Território Federal do Amapá. Após a criação do mesmo, o Governo Federal criou a Guarda Territorial para manter a ordem e segurança pública.
Em 1948, o então governador do Território- Capitão do Exército Brasileiro Janary Gentil Nunes- criou a Banda de Música da Guarda Territorial para servir aos eventos cívicos, religiosos e militares, com o efetivo de 16 guardas músicos. Sua Primeira apresentação foi realizada na Fortaleza de São José de Macapá, no dia 5 de Setembro de 1948, dia da Raça. A Banda de Música desfilou perante a comunidade e as autoridades presentes. A Banda de Música da Guarda Territorial teve como seu primeiro Mestre, o inspetor músico de nível quatorze o Sr Berilo dos Santos Ribeiro. A mesma não possuía quadro próprio e era incorporada nas fileiras da Guarda Territorial.
Em 21 de abril de 1985, com a criação do Quadro da Banda de Música, a referida Banda se apresentou no Quartel Plácido de Castro da Polícia Militar do Amapá, com o efetivo de trinta e sete componentes, tendo como Mestre o 2° Sargento Policial Militar Músico Raimundo de Nazaré Maciel Tavares, com as presenças do Governador Annibal Barcellos – Capitão de Mar e Guerra da Marinha Brasileira e o Comandante da Polícia Militar do Amapá – Tenente Coronel Jorge Borges Calado. A tropa desfilou encerrando a solenidade com o Dobrado Batista de Melo, em homenagem ao Patrono das Policias Militares – Joaquim José da Silva Xavier.
Em 1994, com o remanejamento foi aumentado o efetivo para quarenta e seis componentes e a criação do Quadro de Oficiais PM Músicos. Em 1996, a Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Amapá, era composta por um Regente, o então 2° Tenente Policial Militar Músico Antônio dos Santos Andrade; um Mestre de Música – Subtenente Policial Militar Músico Feliciano Costa Nunes; dez primeiros sargentos PM, doze segundos sargentos PM, quatorze terceiros sargentos PM e oito cabos PM.
Já passaram por esta Banda de Música os seguintes Regentes: 2° Tenente EB Clodomiro Martins; Inspetor Pedro da Silva Santos; Capitão do Exército Brasileiro RR Emídio Matos Gaspar; 2° Ten Mús Sampaio; Maj PM Antunes; Maj PM Pontes, Maj PM Caldas. Com a criação do Quadro de Organização desta Banda de Música, publicado no Diário Oficial do Estado do Amapá/2002. Atualmente esta Banda de Música é composta por 16 oficiais administrativos, tendo como Regente de Música o Cap Simões; 03 subtenentes; 03 terceiros sargentos, 01 cb, 02 soldados.
Fonte: Rede social da banda.
MAIS INFORMAÇÕES:
–