Miradouro – Monumento dos Quatro Poderes


O Monumento dos Quatro Poderes foi tombado pela Prefeitura Municipal de Miradouro-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Miradouro-MG
Nome atribuído: Monumento dos Quatro Poderes
Localização: Praça Santa Rita – Miradouro-MG
Decreto de Tombamento: Homologado em 16/09/2013

Histórico do município: O primitivo nome, não só da região como do próprio município, foi Glória. Quanto à escolha do topônimo, registra a tradição que teria ele surgido da exclamação de um certo brigadeiro Barcelar que, em viagem oficial, ao atingir as margens do rio Guarus, extasiado pela amplidão dos horizontes e riquezas da vegetação, só teria manifestado: – “Isto aqui é uma verdadeira glória”. Sem precisar a data em que tal episódio teria ocorrido, pode-se apenas informar que até então o rio chamava-se Guarus, denominação dos índios semicatequizados que habitavam a região.
Quanto ao primeiro branco a ali fixar-se, afirma-se, sem determinar datas, ter sido ele Basílio Vieira Benfica.
O povoado primitivo, denominado de Santa Rita do Glória, surgiu posteriormente, em terreno doado por José Guedes Morais e Silvestre Guedes de Morais ( 60 alqueires geométricos), e mais uma pequena área de meio alqueire geométrico, doada por José Borges do Couto. Desses primitivos moradores e principais responsáveis pela construção do povoado ainda vivem, em 1957, alguns descendentes. A primitiva igreja, em torno da qual surgiram as primeiras habitações, foi construída onde hoje é o final da rua Santo Antônio.
O povoado foi curato, com o nome de Nossa Senhora da Glória, passando, em 1891, a distrito, com a denominação de Santa Rita do Glória.
A atual denominação de Miradouro data de 1945, depois da criação do município e deve-se à existência de uma elevação com esse nome, de cujo topo se descortinam amplos horizontes.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *