Niterói – Casa da Princesa


Imagem: Google Street View

A Casa da Princesa, em Niterói-RJ, é um conjunto de edificações, de 3.000 m2 de área construída, voltado para a enseada da baía de Guanabara.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Conjunto Arquitetônico constituído pelo antigo Educandário Paula Cândido (Casa da Princesa)
Processo de Tombamento: E-18/000.966/2007
Localização: Av. Quintino Bocaiúva, nº 15 – Praia de Charitas – Niterói-RJ
Tombamento Provisório: 02/08/2007
Uso Atual: G. E. Matemático Joaquim Gomes de Souza

Descrição: Em Janeiro de 1851, o Governo Imperial aluga um grande prédio na enseada de Jurujuba para recolher marítimos com febre amarela sob o controle da Junta Central de Higiene Pública presidida pelo dr. Paula Cândido, tendo início o lazareto de Jurujuba. Em 1853, cria-se ali o Hospital Marítimo Santa Isabel em homenagem à Princesa Isabel e em 1898, o Hospital Paula Cândido, posteriormente Educandário Paula Cândido, destinado a crianças carentes. A partir de então esses dois personagens tornam-se referência na história do complexo, ainda hoje conhecido como Casa da Princesa. Trata-se de um conjunto de edificações, com aproximadamente 3.000 m² de área construída, implantado em local privilegiado voltado para a enseada da baía de Guanabara, no alto de uma elevação rochosa. Construído em um platô sustentado por forte muro de arrimo, destaca-se no conjunto o pavilhão central de feição neoclássica. Na encosta do Morro do Preventório, que constitui o entorno imediato do bem tombado, há forte adensamento irregular.
Fonte: Inepac.

MAIS INFORMAÇÕES:
Inepac


3 comments

  1. maria das graças |

    Boa tarde
    Gostaria de saber se o tombamento do predio em questão é total ou parcial?
    Se pode ser modificado estruturas internas, tipo remanejamento de parede, portas internas, mantendo intacta a fachada e áreas internas?
    No aguardo, agradeço

  2. Márcio Rodrigues |

    Morei no Preventório enfrente a Biquinha onde havia uma espécie de fornalha, em cima dessa fornalha tinha uma árvore linda enorme que parece aquele do filme avatar. Todos moradores próximos morria de medo daquele lugar. Depois de adulto que descobri que ali eram queimado os corpos. Na época tinha um senhor que construiu uma casa em cima Lico e anos depois moradores fecharam todos os buracos da cremalheira com uma parede de alvenaria.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *