Nova Friburgo – Chácara do Chalé do Barão


Imagem: Rede social da instituição

O Hotel do Parque São Clemente, em Nova Friburgo-RJ, foi construído para ser a residência de Antônio Clemente Pinto, o Barão de Nova Friburgo.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Hotel do Parque São Clemente
Localização: Nova Friburgo-RJ
Número do Processo: 1109-T-1984
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. de 30/09/1985
Uso Atual: Nova Friburgo Country Clube

Descrição: Nunca existiu o “Hotel do Parque São Clemente”, como o título sugere; ou seja, a atual sede do Nova Friburgo Country Clube nunca foi hotel; sim, a Chácara do ‘Challet do Barão’ foi construída para ser residência do português Antônio Clemente Pinto, que foi o Barão de Nova Friburgo, e mandou construir diversos outros palacetes, inclusive o Palácio Nova Friburgo (hoje Palácio do Catete, Museu da República, no Rio de Janeiro). O Park Hotel era comumente chamado pela população local de “Hotel do Parque SC” por sua localização fronteiriça ao mesmo. Mas como explico adiante, constituem-se entes distintos.

MAIS tarde o filho de Eduardo Guinle (que adquiriu a propriedade dos herdeiros do Barão), o engenheiro CÉSAR GUINLE (e não Carlos), inicialmente lançou, na década de 1940 o empreendimento chamado “Cidade Jardim Parque São Clemente”, um loteamento residencial em área nobre: ou seja, o Parque São Clemente, em toda a sua extensão, é área cinco vezes maior do que o próprio Country Clube; o clube está inserido dentro do parque, tendo a sua área privada e a parte que constitui, hoje, um enorme bairro da Cidade, onde inclusive está localizado o campo do Friburguense Atlético Clube, área também doada por César Guinle, o nome do “Estádio Eduardo Guinle” é uma homenagem ao seu pai.

Por volta de 1944, ao lotear o local p/ ser o “Cidade Jardim Parque São Clemente”, o engenheiro César Guinle contratou seu amigo, o arquiteto Lúcio Costa para fazer o projeto de uma pequena pousada, que serviria de hotel de trânsito, aos potenciais compradores dos lotes, que poderiam assim desfrutar de fins-de-semana no local; surgia o Park Hotel, inicialmente com a ideia de ser uma hospedaria provisória, tanto é que foram utilizados materiais rústicos em sua construção, eucalipto por exemplo, retirado da própria mata ali existente. No entanto, o PH caiu no gosto de todos. O próprio Lúcio Costa chegou a deixar um depoimento que o pequeno hotel era a “menina dos olhos” de sua vasta criação profissional. Hoje, o PH é reconhecido como relevante obra da arquitetura moderna brasileira, embora infelizmente se encontre desativado e sob responsabilidade do Instituto César Guinle, instituição da família que cuida do patrimônio daquele empreendedor. “Doutor Cesar”, como era chamado chegou a ser eleito e considerado um dos melhores Prefeitos de Nova Friburgo (RJ), exercendo o seu mandato entre os anos de 1947-1951.

Na década de 1950, César Guinle – então grande mecenas e benfeitor local – doou parte do Parque São Clemente (onde era a propriedade do Barão) para a criação de um clube. Em 20 de abril de 1957, foi fundado o NF Country Clube, cuja sede antiga é o Chalet do Barão. Além de clube da elite local, o NFCC hoje é considerado “o jardim histórico mais bem preservado do País”.
Fonte: Girlan Guilland.

Descrição: Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN) em 1985, o Parque São Clemente foi construído para ser a residência de Antônio Clemente Pinto, o Barão de Nova Friburgo, considerado o quarto homem mais rico do Brasil no período imperial, durante a segunda metade do século XIX. Em 1885, recebeu a visita do imperador Dom Pedro II com um suntuoso baile veneziano realizado em seus jardins. O Parque está sob os cuidados do Country Club Nova Friburgo, é aberto ao público e possui área privada para associados.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

Descrição: O Nova Friburgo Country Clube é um dos mais tradicionais clubes de Nova Friburgo e um dos pontos turístico localizado na zona sul da cidade.

Possui uma área de 225 mil metros quadrados, dos quais 80 mil fazem parte de um jardim, tendo sido projetado pelo paisagista francês Glaziou, o mesmo idealizador do projeto da Quinta da Boa Vista na cidade do Rio de Janeiro.

Foi construído para ser a residência de Antonio Clemente Pinto – o Barão de Nova Friburgo, considerado o quarto homem mais rico do Brasil no período imperial, durante a segunda metade do século XIX, sendo que o seu acervo arquitetônico guarda semelhanças daquela época. Naquela época chamavam a residência de Chácara do Chalé por causa da arquitetura do imóvel, mas tarde quando a residência foi passada como herança a seu filho eles a chamavam de Parque São Clemente, pois o seu filho era Conde de São Clemente.

Em 1883, recebeu a visita do imperador Dom Pedro II.

No ano de 1913 o imóvel foi vendido pelos sucessores do Barão de Nova Friburgo a Eduardo Guiinle, integrante da tradicional família Guinle, mas tarde o seu filho, Carlos Guinle, cedeu a mansão do Parque São Clemente que seu pai havia comprado para ali ser instalado o Nova Friburgo Country Clube.[1]

O seu patrimônio é hoje gerido por uma sociedade civil sem fins lucrativos – o Nova Friburgo Country Clube. Além de ser um dos cartões postais da cidade, o local é também palco de festas e eventos. Parte do Nova Friburgo Country Clube é aberta à visitação pública, enquanto algumas de suas dependências funcionam exclusivamente para os associados ou ocasiões especiais.

Hoje o clube conta com um centro de esportes que inclui piscina, campos de futebol, quadras poliesportivas, quadra de basquete, três quadras de tênis e quadras de squash.
Fonte: Wikipedia.

CONJUNTO:
Nova Friburgo – Parque São Clemente e Casa
Nova Friburgo – Hotel do Parque São Clemente

FOTOS:

 


1 comments

  1. Girlan Guilland |

    O Parque São Clemente, onde existe a antiga residência do Barão de Nova Friburgo, é um palacete construído a partir de 1860, hoje sede do Nova Friburgo Country Clube.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *