Paiva – Antiga Cooperativa dos Produtores de Laticínios


A Antiga Cooperativa dos Produtores de Laticínios foi tombada pela Prefeitura Municipal de Paiva-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Paiva-MG
Nome atribuído: Antiga Cooperativa dos Produtores de Laticínios
Localização: Paiva-MG

Descrição:
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Por volta de 1906, grassando forte epidemia, um abastado fazendeiro da região, Sr. João Ferreira de Paiva, fez promessa a São Sebastião de providenciar a fundação de um arraial, caso a epidemia se debelasse. Cessado o surto, o fazendeiro fez erigir no local um grande cruzeiro que, mais tarde, foi transladado, em procissão, para o local denominado Santa Rosa, onde o dito João Ferreira de Paiva adquira cinco alqueires geométricos de terreno, doados ao patrimônio comum, para início do arraial.
No dia 8 de julho de 1907, foi rezada missa campal no sítio, onde hoje se ergue a igreja de São Sebastião, a qual foi construída mais tarde, pelo filho do fundador do arraial, secundado pelos moradores. Com o avanço da via férrea que ligaria Santos Dumont a Mercês, movimentou-se João Ferreira de Paiva no sentido de conseguir a modificação do traçado inicial, fazendo com que a via passasse pelo arraial então em franco desenvolvimento. Com empenho político, através de seu particular amigo, o senador Bias Fortes, pai, conseguiu seu intento.
Ao inaugurar-se a nova estação, Paulo de Frontin, que viera para as solenidades, sugeriu que o nome fosse trocado de Santa Rosa para o de Paiva, em homenagem ao fundador do povoado. Assim, explica-se a fundação do núcleo inicial e a origem do topônimo.
A usina hidrelétrica local foi construída em 1927: o Grupo Escolar, inaugurado em 1932; no mesmo ano, instalou-se a Agência Postal do Correio. Em 1948 os principais filhos do lugar se movimentaram numa campanha pela emancipação administrativa, o que só aconteceu em 1953 com a criação do município.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *