Pará de Minas – Conjunto de Telas da Antiga Matriz de Nossa Senhora da Piedade


Imagem: Prefeitura Municipal

O Conjunto de Telas da Antiga Matriz de Nossa Senhora da Piedade foi tombado pela Prefeitura Municipal de Pará de Minas-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Pará de Minas-MG
Nome atribuído: Conjunto de Telas da antiga Matriz de N. Sra da Piedade – 9 telas (Ressurreição de Cristo / Anjos com incensórios 1 / Ascenção de Cristo/ Imaculada Conceição/ São Jacob e São Philipp/ Apóstolos São João e São Thiago/ Divino Espírtio Santo /Nossa Senhora da Piedade- Localizadas na FAPAM – rua Ricardo Marinho nº47) (Anjos com incensórios 2 – MUSPAM – rua Manoel Batista nº51)
Localização: Pará de Minas-MG
Inventário Pintura Cristo Ressuscitado

Descrição:

FAPAM, à R. Ricardo Marinho, nº47:

  1. Ressurreição de Cristo
  2. Anjos com incensórios 1
  3. Ascensão de Cristo
  4. Imaculada Conceição
  5. São Jacob e São Philipp
  6. Apóstolos São João e São Thiago
  7. Divino Espírito Santo
  8. Nossa Senhora da Piedade

MUSPAM, à R. Manoel Batista, nº51:

  1. Anjos com incensórios 2

Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A Pintura do Cristo Ressuscitado se encontra na reserva técnica no Museu Histórico, Documental, Fotográfico e do Som de Pará de Minas, na sala de exposições dedicada a memória a Antiga Matriz de Nossa Senhora da Piedade, constantemente limpo, e em ambiente fresco e arejado, o que favorece seu bom estado de conservação.
Fonte: Inventário.

Descrição: É um conjunto de nove telas, obras pintadas à óleo em 1918 pelo artista alemão Guilherme Schumacher, autor das pinturas internas da Igreja de São José, em Belo Horizonte. As telas, pintadas com a técnica francesa do marouflage, faziam parte da decoração interna da antiga Matriz de Nossa Senhora da Piedade (1900 – 1971), quando da sua demolição, a técnica utilizada possibilitou que as mesmas fossem retiradas de suas paredes para que pudessem ser enteladas. Oito telas encontram-se atualmente acondicionadas nas salas de catequese da Matriz de Nossa senhora da Piedade e não são expostas, são elas: Anjos com Incensórios I, Anjos com Incensórios II, Ascensão de Cristo, Divino Espírito Santo, Imaculada Conceição, Ressurreição de Cristo, São Jacob e São Philipp e São João e São Thiago. A nona tela, Nossa Senhora da Piedade, encontra-se atualmente exposta na sala da mantenedora da Fapam – Faculdade de Pará de Minas, a Confraria de Nossa Senhora da Piedade.
Fonte: Inventário.

Histórico do município: O topônimo Pará, segundo opinião do indianólogo Batista Caetano de Almeida e do engenheiro Teodoro Sampaio, significa rio volumoso, caudal, e colecionador de águas, sendo “de Minas” apenas um aditivo destinado a distinguir o município mineiro do Estado do Pará.
Os primórdios da povoação que deu origem à atual cidade do Pará de Minas remontam aos fins do século XVII, quando, em intenso movimento, dirigiam-se para as Minas de Pitangui as “bandeiras paulistas”. No roteiro que acompanhava os rios, lançavam-se os audazes aventureiros em busca do ouro, deixando trilhas aos pósteros.
Em um desses caminhos, nos territórios que se estendem entre os rios Paraopeba e São João, surgiu um ponto de pouso, às margens do ribeirão do Paciência e, nesse local, entre muitos outros, fixou-se o mercador português de nome Manoel Batista, alcunhado o “Pato-Fôfo”, que deliberou, mais tarde, abandonar o comércio que mantinha com os bandeirantes paulistas e explorar uma fazenda existente nas margens do Paciência. Seu apelido, segundo tradição, originou-se do fato de ter aquele português, que era muito gordo, a vaidade de querer passar por homem de grandes posses.
Manoel Batista foi, assim o desbravador da região e um dos seus primeiros moradores, tendo resultado dos seus esforços a construção da primeira capela local, que, em sua homenagem, foi cognominada “Capela de Nossa Senhora da Piedade do Patafufo” (corrutela de Pato Fôfo). Também o arraial que começou a se formar no local chamou-se, inicialmente “Arraial do Patafufo”.
Fonte: IBGE.

BENS RELACIONADOS:
Pará de Minas – Conjunto de Telas da Antiga Matriz de Nossa Senhora da Piedade
Pará de Minas – Museu Histórico, Documental, Fotográfico e do Som

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
IBGE
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *