Pará de Minas – Fórum Desembargador Pedro Nestor


Imagem: Prefeitura Municipal

O Fórum Desembargador Pedro Nestor, em Pará de Minas-MG, foi inaugurado em 1935. Substituiu as instalações do antigo fórum, em péssimo estado de conservação.

Prefeitura Municipal de Pará de Minas-MG
Nome atribuído: Fórum Desembargador Pedro Nestor
Localização: Praça Afonso Pena – Pará de Minas-MG
Laudo técnico
Estado de Conservação

Descrição: As instalações do Fórum Desembargador Pedro Nestor foram inauguradas em 16 de junho de 1935. Situado à Praça Afonso Pena, número 15, sua construção substituiu outras instalações do antigo fórum, em péssimo estado de conservação, localizadas, outrora, diante da nova edificação. A edificação, executada pela construtora Carneiro de Rezende & Cia. Engenheiros dispõe de modernas e generosas instalações que decorrem das linhas geométricas depuradas do art déco, estilo arquitetônico que atingiu seu apogeu entre os anos 1920 e 1940, também conhecido como “estilo pó de pedra”, que além da geometrização das formas, se apresenta cromaticamente em tom pastel, na paleta dos acinzentados. A simplificação dos elementos formais reduz à sua essência o desenho daquilo que simplesmente pretende ser: retas, curvas e planas, ordenadas com rigor purista, definem os volumes que resultam no conjunto da solução arquitetônica, em oposição aos excessos do estilo art nouveau precedente. O art déco, recorrente na resolução do prédio do Fórum concilia a produção industrial e as artes, interagindo as conquistas tecnológicas que adentraram pelo século XX, e o propósito artístico, intrínseco ao fazer arquitetônico. Integrando a Praça Afonso Pena, onde também se localizam o edifício da Prefeitura, Delegacia de Polícia e Cadeia Pública, Correios e Telégrafos, o Fórum Desembargador Pedro Nestor é um testemunho da arquitetura art déco em Pará de Minas.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: O topônimo Pará, segundo opinião do indianólogo Batista Caetano de Almeida e do engenheiro Teodoro Sampaio, significa rio volumoso, caudal, e colecionador de águas, sendo “de Minas” apenas um aditivo destinado a distinguir o município mineiro do Estado do Pará.
Os primórdios da povoação que deu origem à atual cidade do Pará de Minas remontam aos fins do século XVII, quando, em intenso movimento, dirigiam-se para as Minas de Pitangui as “bandeiras paulistas”. No roteiro que acompanhava os rios, lançavam-se os audazes aventureiros em busca do ouro, deixando trilhas aos pósteros.
Em um desses caminhos, nos territórios que se estendem entre os rios Paraopeba e São João, surgiu um ponto de pouso, às margens do ribeirão do Paciência e, nesse local, entre muitos outros, fixou-se o mercador português de nome Manoel Batista, alcunhado o “Pato-Fôfo”, que deliberou, mais tarde, abandonar o comércio que mantinha com os bandeirantes paulistas e explorar uma fazenda existente nas margens do Paciência. Seu apelido, segundo tradição, originou-se do fato de ter aquele português, que era muito gordo, a vaidade de querer passar por homem de grandes posses.
Manoel Batista foi, assim o desbravador da região e um dos seus primeiros moradores, tendo resultado dos seus esforços a construção da primeira capela local, que, em sua homenagem, foi cognominada “Capela de Nossa Senhora da Piedade do Patafufo” (corrutela de Pato Fôfo). Também o arraial que começou a se formar no local chamou-se, inicialmente “Arraial do Patafufo”.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
IBGE
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *