Pernambuco – Frevo


grupo de frevo

Imagem: Iphan

O Frevo é uma expressão artística de música e dança, praticada principalmente durante o carnaval de Recife.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2012.

Descrição: O Frevo é uma expressão artística de música e dança, praticada principalmente durante o carnaval de Recife, capital de Pernambuco. O ritmo frenético e potente de sua música, executada por bandas militares e charangas, baseia-se na fusão de gêneros como a marcha, o tango brasileiro, a contradança, a polca e a música clássica.
A música é essencialmente urbana e igual ao passo – a dança que a acompanha –, sendo também dinâmica e subversiva. A dança tem suas origens na destreza e na agilidade dos lutadores de capoeira, que improvisam seus saltos ao som eletrizante das orquestras e bandas de instrumentos de metal.
Os praticantes do Frevo e do seu passo são membros de associações que participam dos desfiles de carnaval. Nas sedes dessas associações, é oferecido apoio para preservar, transmitir e desenvolver competências e conhecimentos relacionados ao Frevo.
Esse elemento do Patrimônio Cultural também está estreitamente vinculado às crenças e ao universo simbólico da religião de quem o pratica. Várias associações adotam como distintivos as cores relacionadas à fé religiosa de seus membros, e alguns dos ornamentos utilizados também têm um significado religioso.
O Frevo é resultado da criatividade e da riqueza cultural, produzido por uma combinação excepcional da música, da dança, da capoeira, do artesanato e de outros elementos que manifestam a inteligência e a capacidade de criação de quem o pratica. Essa capacidade de fomentar a criatividade humana e o respeito pela diversidade cultural são inerentes ao Frevo.
Fonte: Unesco

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome Atribuído: Frevo
Localização: Estado de Pernambuco
Abrangência: Estadual
Livro de Registro de Formas de Expressão: Inscr. nº 10, de 02/28/2007
Descrição: O frevo ocupa lugar de destaque entre as manifestações que fazem parte das celebrações do Carnaval; é uma expressão cultural musical, coreográfica e poética de caráter coletivo, embora não deixe de se expressar também em criações individuais.
Fonte: Iphan

VÍDEOS:

Fonte: Iphan

Fonte: Iphan

MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Dossiê – Iphan
Iphan
SICG


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.