Porto da Folha – Igreja de São Pedro


Imagem: Funai

A Igreja de São Pedro é uma construção do final do século XVII/XVIII, dos missionários capuchinhos franceses no Estado de Sergipe.

SeCult-SE – Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe
Nome atribuído: Igreja de São Pedro
Outros Nomes: Igreja da Ilha de São Pedro
Localização: Ilha de São Pedro – Aldeia da Comunidade Indígena Xokó – Porto da Folha-SE
Resolução de Tombamento: Decreto nº 6.127, de 06 de janeiro de 1984
Livro do Tombo Geral: Inscr. fls. 6
Descrição: Arquitetura religiosa dos missionários capuchinhos franceses no Estado de Sergipe. Construção do final do século XVII/XVIII. Propriedade da Diocese de Propriá.
Fonte: SeCult-SE.

Descrição: A Igreja da Ilha de São Pedro é tombada pelo Governo do Estado de Sergipe desde 1984. Construída em alvenaria de pedra, sua história remonta o início da colonização da região no século XVIII. A sua atual aparência é fruto das transformações que sofreu na segunda metade do século XIX. É interessante observar que o estilo dos altares laterais é o mesmo do cemitério que fica cem metros ao fundo da igreja e que possui data de 1885 inscrita em seu pórtico. A igreja foi restaurada em 2011.
Ao lado da igreja também há uma ruína que teria sido o antigo convento dos frades capuchinhos, também construída em alvenaria de pedra da região.
Fonte: Wikipedia.

Descrição: A Igreja de São Pedro e o Convento, construídos em 1716 têm importância histórica, social e religiosa. Os Xokó não se esquecem que a igreja serviu de abrigo durante a retomada da Ilha de São Pedro.
Fonte: Funai.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Funai
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *