Porto Seguro – Estação Ecológica Pau-Brasil


A Estação Ecológica Pau-Brasil faz parte da Costa do Descobrimento, que se estende pelos estados da Bahia e do Espírito Santo e soma 112 mil hectares de Mata Atlântica e restingas.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Nome atribuído: Costa do Descobrimento: Reservas de Mata Atlântica
Outros Nomes: Estação Ecológica Pau-Brasil (Espab) da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac); Estação Ecológica Estadual de Wenceslau Guimarães
Localização: Porto Seguro-BA
Número de inscrição: 892
Data de inscrição: 1999

Descrição do conjunto: A Costa do Descobrimento: Reservas de Mata Atlântica, nos estados da Bahia e do Espírito Santo, consiste em oito áreas individuais protegidas, que somam 112 mil hectares de Mata Atlântica e restingas. As florestas tropicais da costa atlântica do Brasil são as mais ricas do mundo em termos de biodiversidade. Esses sítios contêm uma grande variedade de espécies endêmicas e revela um padrão de evolução não apenas de grande interesse científico, mas também de grande importância para a conservação.
Fonte: UNESCO.

Descrição: Considerando a enorme diversidade biológica da área da Reserva Florestal de Wenceslau Guimarães – R.F.W.G., o elevado número de espécies endêmicas e a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção nos diversos grupos estudados;
considerando a importância da área da R.F.W.G. para proteção dos mananciais hídricos da bacia do Rio das Almas, como garantia do abastecimento d’água para população local e para atividades agropecuárias;
considerando que a referida área integra o ecossistema da Mata Atlântica e integrante da zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO.

[…] com o objetivo de conservar e proteger o ecossistema Mata Atlântica e espécies da flora e da fauna, em vias de extinção.

Fica declarada área de interesse para estudos e pesquisas, para fins de conservação ambiental, uma faixa de 10 km, no entorno da Estação Ecológica Estadual de Wenceslau Guimarães, estando sujeitos ao prévio conhecimento e avaliação da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária ações e empreendimentos que possam provocar alterações ao ecossistema da citada área.
Fonte: Decreto nº 6.228, de 21 de fevereiro de 1997

CONJUNTO:
Bahia e Espírito Santo – Costa do Descobrimento

MAIS INFORMAÇÕES:
Unesco (em inglês)
Iphan


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.