Porto Seguro – Parque Nacional do Pau Brasil


Fonte: ICMBio

O Parque Nacional do Pau-Brasil faz parte da Costa do Descobrimento, que se estende pelos estados da Bahia e do Espírito Santo e soma 112 mil hectares de Mata Atlântica e restingas.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Nome atribuído: Costa do Descobrimento: Reservas de Mata Atlântica
Outros Nomes: Parque Nacional do Pau Brasil
Localização: Antiga estrada Arraial d’Ajuda – Itabela Km 07 – Distrito de Vale Verde – Porto Seguro-BA
Número de inscrição: 892
Data de inscrição: 1999

Descrição do conjunto: A Costa do Descobrimento: Reservas de Mata Atlântica, nos estados da Bahia e do Espírito Santo, consiste em oito áreas individuais protegidas, que somam 112 mil hectares de Mata Atlântica e restingas. As florestas tropicais da costa atlântica do Brasil são as mais ricas do mundo em termos de biodiversidade. Esses sítios contêm uma grande variedade de espécies endêmicas e revela um padrão de evolução não apenas de grande interesse científico, mas também de grande importância para a conservação.
Fonte: UNESCO.

Descrição: A Uma área protegida cujas riquezas naturais são um verdadeiro mergulho na nossa história. Assim pode ser definido o Parque Nacional do Pau Brasil, unidade de conservação (UC) que abriga 19 mil hectares do bioma mais ameaçado do país, a Mata Atlântica. Situado no sul da Bahia, região que é o berço do Brasil […].

O Parque Nacional do Pau Brasil está localizado na Costa do Descobrimento, mais precisamente no distrito de Vale Verde, em Porto Seguro, litoral sul Bahia. Fundado em 1536, o Vale Verde foi um dos primeiros aldeamentos jesuítas do Brasil e ainda hoje preserva boa parte dessa história. Visitar o local é fazer uma viagem ao nosso passado.

Por outro lado, o histórico de ocupação da área e as ações antrópicas geraram consequências para o meio ambiente. A criação do parque, em 1999, e sua ampliação, em 2010, vieram com o intuito de mitigar esses impactos, protegendo mais de 10 mil espécies da fauna e flora da Mata Atlântica, algumas endêmicas (só existem ali), além de importantes recursos hídricos e das populações remanescentes da árvore pau-brasil.

A rica biodiversidade encontrada no parque fica ainda mais evidente quando o assunto são as aves que ali vivem, muitas delas endêmicas ou ameaçadas de extinção. Exemplo disso é o gavião-real (harpia harpyja): a espécie conta com seis casais vivendo na área da unidade, e três ninhos estão monitorados com câmeras. Outras espécies emblemáticas são o papagaio-chauá (amazona rhodocorytha) e o beija-flor-balança-rabo-canela (glaucis dohrnii).

Para aproveitar tamanho potencial, foi lançado este ano um Projeto de ‘Birdwatching’ (Observação de Aves), que, entre 2016 e 2019, deverá mapear as áreas das seguintes UCs onde a atividade pode ser desenvolvida: Parque Nacional do Pau Brasil, Refúgio de Vida Silvestre Rio dos Frades e RPPNs Rio do Brasil e Estação Veracel. “O passo seguinte será a capacitação de comunitários do entorno para se tornarem condutores nesse projeto”, comemora Fábio Faraco.
Fonte: ICMBio.

CONJUNTO:
Bahia e Espírito Santo – Costa do Descobrimento

MAIS INFORMAÇÕES:
Unesco (em inglês)
Iphan


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.