Prado – Parque Nacional do Descobrimento


Imagem: ICMBio

O Parque Nacional do Descobrimento faz parte da Costa do Descobrimento, que se estende pelos estados da Bahia e do Espírito Santo e soma 112 mil hectares de Mata Atlântica e restingas.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Nome atribuído: Costa do Descobrimento: Reservas de Mata Atlântica
Localização: Prado-BA
Número de inscrição: 892
Data de inscrição: 1999

Descrição do conjunto: A Costa do Descobrimento: Reservas de Mata Atlântica, nos estados da Bahia e do Espírito Santo, consiste em oito áreas individuais protegidas, que somam 112 mil hectares de Mata Atlântica e restingas. As florestas tropicais da costa atlântica do Brasil são as mais ricas do mundo em termos de biodiversidade. Esses sítios contêm uma grande variedade de espécies endêmicas e revela um padrão de evolução não apenas de grande interesse científico, mas também de grande importância para a conservação.
Fonte: UNESCO.

Descrição: O Parque possui alto potencial para o ecoturismo, o turismo de observação de fauna e de paisagem, e a realização de atividades de recreação, educação e interpretação ambiental. Com a estruturação da visitação pública, os gestores do Parque querem oferecer serviços e experiências com qualidade e diversidade aos visitantes. Os novos condutores de visitantes, provenientes de diversos segmentos sociais, se constituem como um marco na implementação do Uso Público na UC.

O Parque foi criado em 1999 e conta com 22.693,97 hectares de área, sendo um dos maiores fragmentos protegidos de Mata Atlântica sobre Tabuleiros Costeiros do Brasil. Está localizado totalmente no município de Prado, extremo sul do estado da Bahia, e é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como integrante do Sítio do Patrimônio Mundial Natural “Reserva da Mata Atlântica da Costa do Descobrimento”. Integra também a zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Corredor Central da Mata Atlântica e o Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia.

As florestas tropicais da costa atlântica do Brasil são as mais ricas do mundo em biodiversidade de fauna e flora, com alto nível de endemismos, sendo esses um dos principais atrativos do Parque. A UC abriga um número significativo de árvores imponentes, como o Jacarandá-da-Bahia, a Juerana‐vermelha, a Gameleira, a Braúna, a Imbiruçu, a Gindiba e o Paraju, além de outras espécies arbóreas e arbustivas. Destacam-se também as aves ameaçadas e quase ameaçadas de extinção, como o Papagaio Chauã, o Macuco e o Gavião Real, sendo que o Parque é um dos únicos e últimos redutos do Mutum-do-Sudeste. Na unidade encontram-se também o queixada, o caititu, a anta, o jabuti-amarelo e a onça parda, além de uma riqueza de cursos d’água.
Fonte: ICMBio.

CONJUNTO:
Bahia e Espírito Santo – Costa do Descobrimento

MAIS INFORMAÇÕES:
Unesco (em inglês)
Iphan


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.