Raul Soares – Escola, Anexo e Caixa d’água de Vermelho Velho


Imagem: Google Street View

A Escola, Anexo e Caixa d’água de Vermelho Velho foram tombados pela Prefeitura Municipal de Raul Soares-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Resende Costa-MG
Nome atribuído: Escola Ferroviária, Anexo e Caixa d’água de Vermelho Velho
Localização: Raul Soares-MG

Descrição: No passado Vermelho Novo era servida pela Estrada de Ferro Leopoldina (primeira ferrovia do atual estado de Minas Gerais) através de uma estação localizada a 12 km da cidade, no distrito de Vermelho Velho. A estação foi inaugurada em 12 de fevereiro de 1931 e funcionou até meados da década de 80 (quando o trecho foi desativado), sendo neste período o principal acesso de pessoas e mercadorias à cidade.
Fonte: Câmara Municipal.

Histórico do município: Foram Casemiro e Domingos Lana, dois irmãos, os primeiros posseiros da região localizada entre os rios Matipó e Santana, onde hoje existe a cidade de Raul Soares, sede distrital do município do mesmo nome. Foram esses dois homens os primeiros elementos civilizados que deram ao local cores do progresso. Posteriormente venderam suas terras a terceiros, até que as irmãs de Francisco Alves de Vale, suas herdeiras, deliberaram doar algumas partes das terras ao patrimônio de uma igreja a ser construída em honra a São Sebastião. a região era extremamente palustre, cheia de charcos, e foi com o intuito de obter as graças do Santo para o abrandamento das epidemias que passavam, que se realizou a referida doação. No início, a povoação chamou-se São Sebastião de Entre Rios e foi ainda com esse nome que passou a distrito, pela Lei do município de Ponte Nova, número 146, de 3 de fevereiro de 1902. Em 1911 pertencia ao município de Rio Casca. Pela Lei estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, o distrito de São Sebastião de Entre Rios foi desmembrado de Rio Casca, com a sede distrital elevada à categoria de vila, passando a integrar o município de Matipó. A Lei estadual nº 862, de 19 de setembro de 1924, alterou para Raul Soares o topônimo.
Fonte: IBGE.

CONJUNTO:
Raul Soares – Bens Imóveis da Antiga Rede Ferroviária

BENS TOMBADOS RELACIONADOS:
Raul Soares – Estação Ferroviária Capitão Martins
Raul Soares – Estação Ferroviária de Vermelho Novo

MAIS INFORMAÇÕES:
Estações ferroviárias


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *