Recife – Cinema São Luiz


Imagem: Fundarpe

O Cinema São Luiz, em Recife-PE, foi tombado por sua importância cultural.

FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
Nome atribuído: Cinema São Luiz
Localização: Recife-PE
Região: RD 12 – Região Metropolitana
Nível de Proteção: Tombado
Número: 45
Número do Processo: 437

Descrição: Inaugurado no dia 6 de setembro de 1952 e situado às margens do Rio Capibaribe e na cabeceira da mais moderna ponte da cidade à época, a Ponte Duarte Coelho, o São Luiz tornou-se um dos mais emblemáticos cinemas do Recife, prezando por essa arte em sua concepção clássica, com exibição em cine-teatro. Hoje o Cinema São Luiz é o de mais rica concepção artística e arquitetônica do Recife e um dos últimos cinemas de rua do país.
Em 2008 o prédio foi tombado como monumento histórico pelo Governo do Estado que, por meio da Fundarpe, trouxe de volta ao público o tradicional Cinema São Luiz, revitalizado e sem os vícios da mídia cinematográfica, preservando e difundindo a arte do cinema e contribuindo para o resgate da história da cidade e manutenção de um verdadeiro templo de sua cultura. Em 5 de novembro de 2015, o cinema pernambucano inaugurou seu novo projetor digital Barco 23B 4K, com capacidade de projetar filmes em 3D. O São Luiz agora também conta com um servidor digital e novos processadores e amplificadores de som para formato Dolby 7.1.
Fonte: Fundarpe.

Descrição: O Cinema São Luiz foi inaugurado em seis de setembro de 1952 e logo ficou conhecido como o “templo majestoso” da exibição de filmes em Pernambuco. Suas luxuosas instalações e equipamentos modernos para a época vieram a consolidar a diversão dos recifenses na década de 50.
O primeiro filme a ser exibido foi “O Falcão dos Mares”, estrelado por Gregory Peck. O cinema, que chegou a comportar 1.340 lugares, possui dois andares, sendo um deles configurado como balcão. A sala de exibição é decorada com pinturas e trabalhos em alto-relevo em tons dourados, vermelhos e esverdeados e possui, em cada lado da tela, um vitral iluminado. O vestíbulo externo conta com duas bilheterias e pé direito duplo. No hall principal destaca-se o painel do artista plástico pernambucano Lula Cardoso Ayres.
O cinema funcionou desde a sua inauguração, em 1952, até janeiro de 2007, quando fechou as suas portas. Em 2009, foi reinaugurado pela Fundarpe após passar por obra de recuperação.
Fonte: Fundarpe.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fundarpe


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.