Rio de Janeiro – Igreja de São Francisco de Paula
A Igreja de São Francisco de Paula, em Rio de Janeiro-RJ, foi tombada por sua importância cultural.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de São Francisco de Paula
Localização: Largo de São Francisco, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Número do Processo: 33-T-1938
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 2, de 01/04/1938
Observações: O tombamento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13/08/85, referente ao Processo Administrativo nº 13/85/SPHAN.
Descrição: Data de 1756 a resolução para a fundação de uma confraria dedicada a São Francisco de Paula. No ano seguinte, a confraria já estava instalada na Igreja de Santa Cruz dos Militares e, em 1759, deram-se início às obras da Igreja, que prolongaram-se até 1801. A fachada, porém, foi alterada por Antônio de Pádua e Castro, após a metade do século XIX, quando imprimiu-lhe elementos de caráter clássico associado ao frontão curvilíneo típico da arquitetura barroca. A Igreja foi, finalmente, sagrada solenemente no ano de 1865, estando presentes ao ato o Imperador e a Imperatriz.
O plano da Igreja é composto por nave única, capela-mor profunda, corredores laterais, com altares colados às ilhargas, sacristia, consistório e capela para o noviciado. O interior da Igreja abriga trabalhos de talha do Mestre Valentim, para os quais foram efetuados pagamentos entre os anos de 1801-1803. Têm sido considerado obras de Mestre Valentim, o retábulo da Capela-mor e o primoroso retábulo rococó que sobressai da parede da capela do noviciado de Nossa Senhora das Vitórias, onde se vêm também seis painéis realizados pelo pintor Manoel da Cunha e emoldurados por Mestre Valentim, conjunto de obras semelhante à realizada para a capela do noviciado da Igreja da Ordem terceira de Nossa Senhora do Carmo, também de autoria de Mestre Valentim. A extensa sacristia nos fundos da edificação é notável pelo arcaz, pelo chafariz de mármore, pelo mobiliário e demais obras de arte. O retábulo-mor foi posteriormente alterado por Antônio de Pádua e Castro, que realizou também a decoração em talha da nave da Igreja, inclusive os retábulos laterais. Entre os anos 1855-1865, Chaves Pinheiro esculpiu, em madeira, os 12 apóstolos da nave e executou com Almeida Reis, os baixos-relevos que representam a vida de São Francisco de Paula.
Fonte: Iphan.
FOTOS:
- Imagem: Patrimônio Espiritual
- Imagem: Patrimônio Espiritual
- Imagem: Patrimônio Espiritual
- Imagem: Oliveira; Justiniano, p. 86
- Imagem: Patrimônio Espiritual
- Imagem: Patrimônio Espiritual
- Imagem: Oliveira; Justiniano, p. 92
- Imagem: Georges Leutzinger
MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Estado de Cultura
Patrimônio Espiritual
Patrimônio de Influência Portuguesa
Oliveira; Justiano v1
Oliveira; Justiano v3, p. 87
Wikipedia
Estudei ao lado dessa igreja, que é uma obra de arte
Obra de arte construída pelos PORTUGUESES !!!!!!

Os PORTUGUESES deixaram PÉROLAS nos quatro cantos do MUNDO !!!!!!