Santa Luzia – Mosteiro de Macaúbas
O Mosteiro de Macaúbas, em Santa Luzia-MG, foi tombado por sua importância cultural.
IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico
Nome atribuído: Mosteiro de Macaúbas
Outros Nomes: Convento Macaúbas
Localização: MG 020, Km 37.5, Estrada para Jaboticatubas – Santa Luzia-MG
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 19.347, de 23 de agosto de 1978
Livro do Tombo de Belas Artes
Livro do Tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos
Descrição: O Recolhimento do Monte Alegre de Macaúbas e a Ermida de Nossa Senhora da Conceição foram fundados por Félix da Costa em 1712. No entanto a construção do Recolhimento somente foi iniciada em 1714, por meio de autorização eclesiástica, que compreendia uma edificação residencial para doze moças. Em 2 de janeiro de 1727 foi lançada Portaria do Bispo do Rio de Janeiro, D. Antônio de Guadalupe, proibindo acolhimento de moças sem o dote e a sua autorização. Em 1744 foi elevado a curato por Dom Frei João da Cruz. O Mosteiro compõe-se de edificação principal em partido retangular e dois pavimentos com prédios adjacentes conformando pátio interno, capela central, benfeitorias, três casas externas para hóspedes e visitantes, área verde e de pastagens e pomar. A construção principal possui os dois mirantes sobre a sacristia e o parlatório.
Posteriormente, em 2002, houve a complementação do dossiê com delimitação do perímetro de entorno da Área Tombada, aprovada em quatorze de agosto pelo Conselho Curador do IEPHA/MG.
Fonte: Iepha.
Secretaria de Cultura – Prefeitura Municipal de Santa Luzia-MG
Nome atribuído: Mosteiro de Macaúbas
Localização: Santa Luzia-MG
Descrição: O Mosteiro de Macaúbas foi a primeira casa de recolhimento feminino na capitania de Minas Gerais. As casas de recolhimento no Brasil Colônia funcionavam para educar meninas dentro dos princípios religiosos e também ensinavam a ler, escrever, calcular, coser e bordar, enfim, as meninas eram preparadas para um bom casamento. Os recolhimentos também serviam na reabilitação de “madalenas arrependidas”, referência à conduta de Maria Madalena no Novo Testamento e para “guardar” mulheres solteiras e casadas enquanto seus pais ou maridos viajavam. O misto de convento e educandário por muitos anos se ocupou em educar as filhas da elite mineira.
O Mosteiro Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas possui uma aura de tranquilidade. Entre árvores, palmeiras e macaúbas, o casarão da sede com sua sóbria arquitetura cria uma atmosfera perfeita para visitar.
Fonte: Belo Horizonte.
FOTOS:
- Imagem: Google Street View
- Imagem: Iepha
- Imagem: Google Street View
- Imagem: Iepha
- Imagem: Belo Horizonte
- Imagem: Iepha
- Imagem: Iepha
- Imagem: Iepha
- Imagem: Iepha
MAIS INFORMAÇÕES:
Iepha
Belo Horizonte
Iepha – Guia vol.1
Iepha – Guia vol.2
Minha avó Emerenciana ficou nesse mosteiro desde seus 8 anos. Ali ela sentia o perfume do jasmim. Já Viuvá aos 67 anos tornou se Serva do Santíssimo Sacramento