Santa Maria – Acervo do Museu da União dos Caixeiros Viajantes


Imagem: Prefeitura

O Acervo do Museu da União dos Caixeiros Viajantes, em Santa Maria-RS, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Museu da União dos Caixeiros Viajantes: acervo
Localização: Rua do Acampamento, nº 81 – Santa Maria-RS
Número do Processo: 8-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 6, de 25/03/1938
Uso Atual: Museu Educativo Gama D’Eça e Victor Bersani da UFSM

Descrição: Acervo formado de bens arqueológicos, paleontológicos, armarias, taxidermia e diferentes objetos e instrumentos antigos, industrializados ou artesanais. Os objetos foram recolhidos, no início do século XX (no livro de tombo original constam registros até 1913) por integrantes da Sociedade União dos Caixeiros Viajantes, de Santa Maria, durante suas viagens, a partir de critérios e interesses pessoais. Reunidos, formam um conjunto diversificado de bens de natureza cultural e ambiental de diferentes proveniências, ao estilo dos acervos dos Gabinetes de Curiosidades, organizados por colecionadores do Renascimento, considerados precursores dos museus. Com a criação do SPHAN, a Sociedade solicitou o tombamento das coleções. Em 1981, o acervo foi doado à Universidade Federal de Santa Maria, passando a integrar o Museu Victor Bersani.
Fonte: Iphan.

Prefeitura Municipal de Santa Maria-RS
Nome atribuído: 
Prédio da Ex-Sucv – Sociedade União dos Caixeiros Viajantes
Localização: Rua do Acampamento, nº 81, esquina com Av. Rio Branco – em frente à Praça Saldanha Marinho – Santa Maria-RS
Decreto de Tombamento: Lei nº 3661/93, DE 25-06-1993

Descrição: No dia 20 de setembro de 1913, 57 caixeiros viajantes se reuniram na cidade de Santa Maria para fundar uma instituição que defendesse seus interesses e desse amparo a suas famílias. Surgia então a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes do Rio Grande do Sul (SUCV). Santa Maria foi a cidade escolhida por se tratar do principal troncal ferroviário e, portanto, concentrar o trânsito daqueles que operavam por todas as áreas do Estado.
No mesmo ano, foi fundado o Museu Victor Bersani por um grupo de caixeiros-viajantes. Em 1937, o acervo deste museu (que possuía mais de 3.000 peças) foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 1981, as peças foram incorporadas pelo Museu Educativo Gama d’Eça, que se localiza no sobrado que pertenceu ao Dr. Astrogildo de Azevedo.
A primeira decisão foi a criação de um sistema de pecúlio, formado por cotas, que garantisse uma relativa tranquilidade para a família de algum dos membros da entidade que viesse a faltar. A ideia evoluiu e a antiga SUCV transformou-se, com o tempo, na União de Previdência, que construiu, no último século, um apreciável patrimônio cultural, histórico e econômico que a coloca como uma das principais instituições de previdência privada do país, agora chamada União Seguradora.
Localizado na Rua Venâncio Aires 1934, esquina com a Avenida Rio Branco, em Santa Maria, o prédio da SUCV é um exemplo arquitetônico da época. Tanto no exterior quanto no interior, mostra o requinte decorativo. Destaca-se na paisagem urbana de Santa Maria. Com o passar dos anos tornou-se um marco da identidade cultural da cidade.
Nas escavações do terreno onde foi construído o edifício, foram encontradas ossadas do antigo cemitério da Vila de Santa Maria da Boca do Monte, cuja demolição foi iniciada no final de 1888.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
UFSM
UFSM
Site da instituição
Prefeitura
Wikipedia


6 comments

  1. Maria do Carmo Costa Lopes |

    Boa tarde.
    Encontrei nos arquivos de meu pai Antonio Costa Lopes, já falecido, documento que comprova sua inscrição no Peculio Adicional Facultativo instituído pela Sociedade União dos Caixeiros Viajantes do Rio Grande do Sul, com sede em Santa Maria.
    Matrícula 50/1825
    Data da Inscrição. 01/02/1963
    Beneficiários esposa e filhos do casal.

    Como filha e inventariante dele, quais os meus direitos e como devo proceder?
    Grata
    Atenciosamente
    Maria do Carmo Costa Lopes

    1. Boa noite,
      Seria necessário entrar em contato diretamente com a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes.
      Conforme dados encontrados na Internet: “A ideia evoluiu e a antiga SUCV transformou-se, com o tempo, na União de Previdência, que construiu, no último século, um apreciável patrimônio cultural, histórico e econômico que a coloca como uma das principais instituições de previdência privada do país, agora chamada União Seguradora.”
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  2. EMIGDIO HENRIQUE CAMPOS ENGELMANN |

    Boa tarde,

    Tem como obter informações, dados de EMYGDIO CAMPOS, carteira n. 1.4.2, emitida em 21 de setembro de 1921?
    Precisaria da filiação e data de nascimento desta pessoa para fins de obtenção de minha cidadania portuguesa.
    Agradeço pela atenção.
    Emigdio Engelmann

  3. Arlete Somensi |

    Vi um vídeo do prédio e fotos. Observei que ele tem um lindo vitral, infelizmente danificado. Pesquiso a obra em vitrais de um artista e gostaria de saber em que ano este vitral foi feito, e quem foi o artista que o executou. Agradeço a valiosa informação.

  4. Thadeu Gonzaga |

    Atenção Equipe iPatrimônio,
    Sou do Conselho Federal dos Representantes Comerciais – Confere, entidade que congrega a categoria dos representantes comerciais no País e desejo reunir informações sobre a história dessa classe desde o império. Consegui informações esparsas sobre o “Mascate”, nome que identificou o vendedor autônomo no nordeste do Brasil. Agora deparo-me, com imensa alegria, sobre a existência da Sociedade União dos Caixeiros Viajantes, de Santa Maria, que contém importante acervo a respeito dessa história. Gostaria de obter informações mais detalhadas sobre a SCUV e de fotos do patrimônio dessa entidade. Como podemos estabelecer um canal de troca de informações?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.