Santa Rita do Sapucaí – Praça Santa Rita
A Praça Santa Rita foi tombada pela Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí-MG
Nome atribuído: Praça Santa Rita (1,26ha)
Localização: Praça Santa Rita – Santa Rita do Sapucaí-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 10.686/2015
Descrição: A Praça Santa Rita, localizada bem na entrada da cidade, é palco de muitos eventos. Por ter em uma de suas extremidades o Santuário de Santa Rita de Cássia, ela é palco da maior festa religiosa da região, recebendo uma quantidade expressiva de moradores, visitantes, turistas e romeiros. Em torno da praça ocorrem ainda outros diversos eventos como a Feira de Artesanato, Encontro de Bandas, Hack Town, Music Festival, Festival de Gastronomia etc. Mesmo quando não há eventos turísticos ou religiosos, ela é referência para quem quer um ambiente aprazível para a conversa e a brincadeira das crianças cercada por árvores que proporcionam a tranquilidade necessária para o descanso . Possui ainda em seu entorno, farmácias, sorveterias, academias, padarias, papelarias, lojas de roupas etc. Como se já não bastasse tudo isso, ela ainda possui duas fontes e um coreto que nos faz viajar ao passado, quando as Bandas tocavam ao término da missa de domingo à noite!
Fonte: Governo do Estado.
Histórico do Município: Santa Rita do Sapucaí foi fundada por uma família de portugueses, Sr. Manoel da Fonseca, sua esposa Dona Genoveva Maria Martins, o filho Antônio e sua filha menor Maria Rita, que se instalaram às margens do Ribeirão do ?Mosquito?. Próximo á Igreja de São Benedito.
Saíram eles de Olivença, uma dentre tantas cidades de Portugal que formavam o ?Contestado?, descontentes com a anexação da terra natal à Espanha.
Desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro e foram ali recebidos por D. João VI que não se esquecera dos serviços prestados por Manoel da Fonseca, quando da invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal.
O Casal se instalou em Baependi e ali desenvolveu um comércio lucrativo, e quando soube das terras devolutas às margens do Sapucaí, serviram-se de recomendações do Imperador e, vendendo seus bens, rumaram com os filhos e escravos para tomar posse das terras, que ficavam nas margens do Rio Sapucaí. Sempre portando a santa de sua devoção (Santa Rita de Cássia), fundaram a freguesa que iria celebrar o nome da Santa.
Para cumprir a promessa, pedindo um milagre para salvar o chefe da família, doaram a santa oito alqueires de terra. Quatro anos após falecido Manoel da Fonseca, sua Esposa Dona Genoveva consolidou a promessa mandando construir a capela onde foi celebrada a primeira missa.
No dia 22 de maio o Pe. Mariano Acciolli oficiava a 1ª missa e introduzia a imagem que trazida de Portugal, e estava fundada a freguesia que, mais tarde, viria a se tornar a cidade de Santa Rita do Sapucaí.
Datas Históricas:
1821 – Doação de oito alqueires feita pelos fundadores
1825 – Celebração da primeira missa na Capela
1836 – A Capela recebe prerrogativas de Curato
1839 – Elevação à categoria de Freguesia
1839 – Elevada à paróquia e seu primeiro pároco foi Pe. Athanásio José Rodrigues
1888 ? É elevada a categoria de Vila, em 1º de setembro.
1891 – Foi instalado na Vila o Fórum Cível
1892 – Foi elevada a categoria de cidade, em 24 de maio.
Fonte: Prefeitura Municipal.
BENS RELACIONADOS:
Santa Rita do Sapucaí – Festa de Santa Rita de Cássia
Santa Rita do Sapucaí – Imagem de Santa Rita de Cássia
Santa Rita do Sapucaí – Praça Santa Rita