Santana de Cataguases – Chácara Santa Cruz
A Chácara Santa Cruz foi tombada pela Prefeitura Municipal de Santana de Cataguases-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Santana de Cataguases-MG
Nome atribuído: Chácara Santa Cruz
Localização: Santana de Cataguases-MG
Descrição: A obra de restauração da Casa da Chácara Santa Cruz teve duas etapas: iniciou-se em 2011 na gestão do Prefeito Edgar Xavier de Sousa e foi concluída em abril de 2013, na gestão da Prefeita Maria Jucélia Baesso Procaci. O local foi antiga residência do casal Fernando Monteiro Lobo e Dona Maria de Castro Lobo, tombada como patrimônio histórico em 2003. Restaurada e adaptada para ser transformada no Centro Cultural Fernando Monteiro Lobo onde funciona a Biblioteca Pública Jenny Resende Duarte e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, um espaço para a cultura.
As obras de restaurações das edificações tombadas e o projeto de renovação da paisagem urbana para o município de Santana de Cataguases no entorno dos imóveis históricos foram desenvolvidos pelo setor municipal do patrimônio cultural, coordenado por Ana Luíza Resende Sousa, ocorreu no período de 2005 a 2012, na gestão do Prefeito Edgar Xavier de Sousa e o engenheiro civil José Renato Pinheiro de Sousa foi o responsável pelos projetos e acompanhamento das obras restauradas.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Histórico do município: O atual município de Santana de Cataguases teve origem no primitivo arraial que se formou nos arredores da capela de Santana, filiada à matriz de Cataguases.
O povoado tornou-se distrito em 1882 e, dez anos depois, tiveram início algumas transformações, como a abertura de ruas e a drenagem de um terreno pantanoso, que impulsionaram o seu desenvolvimento.
Em 1962, é criado o município de Santana de Cataguases, com território desmembrado de Cataguases.
Fonte: Prefeitura Municipal.