Santana dos Montes – Núcleo Histórico Urbano
O Núcleo Histórico Urbano foi tombado pela Prefeitura Municipal de Santana dos Montes-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Amparo-MG
Nome atribuído: Núcleo Histórico Urbano
Localização: Praça da Matriz – Centro – Santana dos Montes-MG
Decreto de Tombamento: Lei n° 117/2003
Descrição: Conjunto de construções dos séculos XVIII e XIX ao largo da matriz de Sant’Ana. Os antigos casarões retratam a época onde os fazendeiros das grandes construções centenárias tinham seu sobrado na “Villa” para se dedicar aos ofícios religiosos.
Fonte: Governo do Estado.
Histórico do município: No decorrer do século XVIII uma expedição portuguesa localizava-se em Itaverava, explorando a extração de ouro e pedras preciosas. Dela se desgarrou um dos primeiros povoadores destas terras, Antônio Quirino, aqui chegando e se instalando no local hoje denominado “Fazenda Velha”, às margens do ribeirão Fonte Limpa. Ele se dedicava às lidas agrícolas face à fertilidade do solo cuja a fama provocaria a vinda de novos moradores formando-se um aglomerado.
Com a constante chegada de outros colonos surgia a necessidade de construção de uma igreja que foi feita em louvor à Senhora de Santana, no interior da qual estão quadros de autoria do famoso pintor Ataíde. Ergueu-se a primeira grande casa na povoação, a hoje fazenda da Posse de Aristides de Araújo Teixeira. As atividades agrícolas e a criação de gado para leite foram as responsáveis pelo progresso da localidade vindo a produção de carvão vegetal completar esta evolução confirmada em 1840 com a criação do distrito de Santana do Morro do Chapéu, mais tarde, Catuá. Em 1948, o nome foi mudado para Santana dos Montes. O topônimo originou-se da devoção à Senhora de Santana, padroeira da comunidade, e dos vários montes que circundam o município, formando uma cadeia em forma de um chapéu.
Fonte: Prefeitura Municipal.