Santo Antônio do Amparo – Imagem de Santo Antônio de Pádua


Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

A Imagem de Santo Antônio de Pádua foi tombada pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Amparo-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Grama-MG
Nome atribuído: Imagem de Santo Antônio de Pádua
Localização: Santo Antônio do Amparo-MG

Descrição: Escultura de madeira dourada e policromia. Imagem masculina jovem, representando Santo Antônio de Pádua. Posição frontal. Cabeça levemente tombada à esquerda. Resplendor. Tonsura. Cabelos curtos, estriados. Rosto oval, imberbe. Orelhas à mostra, lóbulo arredondado. Testa larga, alta. Olhos de vidro marrons, amendoados. Sobrancelhas marrons, altas, ligeiramente curvas. Nariz reto, fino, pontiagudo. Boca pequena, cerrada. Queixo fino, arredondado. Tronco esguio e curto. Braços flexionados. Mão direita segura o crucifixo e esquerda o livro e o Menino. Policromia e douramento fartos, ricos em detalhes. Menino com cabeça ligeiramente voltada à direita. Cabelos marrons, fartos e estriados. Testa curta, lisa. Orelhas semi-aparentes. Boca pequena, fechada; lábios finos, vermelhos;. Queixo bem marcado, arredondado. Pescoço curto. Tronco esguio, frontal, sem torção, umbigo marcado. Genitais à mostra. Braços abertos, flexionados na altura dos cotovelos. Mãos com dedos pequenos e grossos. Pernas levemente afastadas, à esquerda flexionada na altura do joelho. Pés à mostra, dedos curtos e grossos. Resplendor. Atualmente, usa túnica dourada doadas pela comunidade.
A devoção à imagem de Santo Antônio de Pádua é muito grande. Jamais esteve fora do Santuário por muito tempo. Ocupava lugar de destaque no altar-mor da Matriz. Atualmente, encontra-se do lado evangelho da nave, próxima ao alta, acondicionada em uma vitrine de madeira e vidro. Ainda hoje, é comum às moças casadeiras testarem az intervenção do Santo para arranjar maridos. São doado as roupas, deixados pedidos e flores ao santo e o Menino Jesus. Felizmente, não é mais possível a remoção do Menino da imagem, já que a peça encontra-se trancada.
Sua festa é comemorada em 13 de junho. Como também é o padroeiro da cidade, Santo Antônio de Pádua, é celebrado em 13 dias de festas organizadas pela própria paróquia e pelo município. Com programação variada, entre missas, procissões, desfiles de cavaleiros e cavalos e shows, a festa atrai visitantes das cidades próximas e movimenta a cidade envolvendo toda sua população.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Histórico do município: A história de Santo Antônio do Amparo é muito rica. Conta-se que um homem de origem portuguesa, chamado Manoel Ferreira Carneiro, popularmente chamado “Jangada”, ao passar pelas terras e ver que eram de grande beleza e com capacidades produtivas negociou com o então dono das terras uma troca. E o mais curioso dessa história foi que o objeto de troca fora um capote, pois o então dono sofria muito com o frio. Ali nas terras adquiridas “Jangada” instalou uma fazenda com numerosos escravos.
Ao passar dos anos um escravo desapareceu. Assim, seu filho José fez uma promessa a Santo Antônio, tão popular entre os portugueses, que se ele trouxesse de volta o escravo uma capela em sua honra seria construída no lugar mais alto das terras. Assim então, aconteceu e o escravo apareceu contando que Santo Antônio o havia guiado. A capela fora construída no ponto mais alto, conforme a promessa feita, e em torno dela foi crescendo o povoado que mais tarde se tornoumunicípio.Seu nome, Santo Antônio, deve-se ao milagre, e Amparo ao fato de que os viajantes se instalavam embaixo de coqueiros, que lá existem até hoje.
A história de Santo Antônio do Amparo é muito rica. Conta-se que um homem de origem portuguesa, chamado Manoel Ferreira Carneiro, popularmente chamado “Jangada”, ao passar pelas terras e ver que eram de grande beleza e com capacidades produtivas negociou com o então dono das terras uma troca. E o mais curioso dessa história foi que o objeto de troca fora um capote, pois o então dono sofria muito com o frio. Ali nas terras adquiridas “Jangada” instalou uma fazenda com numerosos escravos.
Ao passar dos anos um escravo desapareceu. Assim, seu filho José fez uma promessa a Santo Antônio, tão popular entre os portugueses, que se ele trouxesse de volta o escravo uma capela em sua honra seria construída no lugar mais alto das terras. Assim então, aconteceu e o escravo apareceu contando que Santo Antônio o havia guiado. A capela fora construída no ponto mais alto, conforme a promessa feita, e em torno dela foi crescendo o povoado que mais tarde se tornou município.
Seu nome, Santo Antônio, deve-se ao milagre, e Amparo ao fato de que os viajantes se instalavam embaixo de coqueiros, que lá existem até hoje.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.