São Cristóvão – Procissão Nosso Senhor dos Passos
A Procissão Nosso Senhor dos Passos ocorre anualmente, aos sábados e domingos, após o carnaval. Ocorre há mais de cem anos.
SeCult-SE – Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe
Nome atribuído: Procissão Nosso Senhor dos Passos de São Cristóvão
Localização: São Cristóvão-SE
Processo de Registro: Processo nº 06/2013CEC
Resolução de Registro: Decreto nº 29.977, de 06 de abril de 2015
Descrição: Em primeiro de setembro de 2010, o Presidente da Câmara de Patrimônio Histórico e Artístico do Conselho Estadual de Cultura, conselheiro Luiz Fernando Ribeiro Soutelo, designou Ana Conceição Sobral de Carvalho para relatar o processo de registro da Procissão do Senhor dos Passos, em São Cristóvão, como bem imaterial do Patrimônio Cultural Sergipano. A autora da propositura foi a conselheira titular, Vice-Presidente do Conselho Estadual de Cultura na época, Ana Maria Nascimento Fonseca Medina. Ana Conceição ressalta o momento em que a diretoria do Museu Histórico de Sergipe na época, desenvolveu e executou o projeto sobre o ato religioso da Igreja Católica, resultando numa exposição didática denominada “Os Sete Passos da Paixão”, com publicação de folder. Manifestação religiosa com processo de registro aprovado pelo Conselho Estadual de Cultural, aguardando criação e publicação de Decreto Governamental.
As procissões de Senhor dos Passos são realizados aos sábados e domingos, após o carnaval. Os fies normalmente chegam sexta-feira, onde a noite reza-se o Ofício da Paixão de Jesus Cristo seguido da missa. A festa religiosa é um grande encontro de fiéis que a mais de cem anos, mantém viva essa tradição e fé, sendo uma das maiores em nosso Estado. O Decreto nº 29.977, de 06 de abril de 2015, reconhece a Procissão de Passo, município de São Cristóvão, neste Estado, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe, e dá outras providências.
Fonte: SeCult-SE.
Descrição: A cidade de São Cristóvão vivencia […] uma das mais expressivas manifestações de fé do povo de Deus, em nosso estado: a Romaria de Senhor dos Passos, patrimônio imaterial do Estado, evento religioso celebrado há mais de 200 anos no período quaresmal. Organizada pela paróquia Nossa Senhora da Vitória – sob os cuidados de frades carmelitas -, a Romaria reuniu, em 2017, aproximadamente 80 mil pessoas.
PROGRAMAÇÃO DO ANO DE 2018:
Sexta-feira 23/02
Caminhada do Senhor dos Passos, saindo às 22h da Igreja São Judas Tadeu, bairro América, com destino à Igreja Senhor dos Passos (São Cristóvão).
Sábado 24/02
Missas:
16h – Gruta Nossa Senhora de Lourdes
17h – Igreja do Carmo Maior
17h – Igreja Matriz (acolhida aos Romeiros)
19h – Campal na Praça do Carmo, logo após Procissão de Penitência
Domingo 25/02
Durante todo o dia Confissões no Convento do Carmo
Missas:
6h – Igreja Matriz
7h – Igreja do Carmo Maior
7h30 – Igreja Matriz
8h – Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
8h30 – Igreja Matriz / Igreja do Carmo Maior.
9h – Capela São João Batista (prox. à imagem do Senhor dos Passos do Alto da Bela Vista)
9h – Igreja do Orfanato / Alto do Cristo
9h30 – Gruta Nossa Senhora de Lourdes
10h – Igreja Matriz (missa Solene) / Igreja do Carmo Maior
10h30 – Igreja do Amparo
11h30 – Gruta Nossa Senhora de Lourdes
12h – Igreja Matriz / Igreja do Carmo
14h – Igreja Matriz
PROCISSÃO DO ENCONTRO
16h – Saída da imagem de Senhor dos Passos da igreja Matriz, e da imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja Senhor dos Passos (Carmo Menor).
Obs: As imagens seguem em procissão para a Praça São Francisco, onde acontecerá o Sermão do Encontro. Logo em seguida a procissão seguirá pelas ruas: Ivo do Prado, Praça da Matriz, Tobias Barreto, João Bebe-Água, Professor Leão Magno, Messias Prado, Praça Senhor dos Passos (ao término da Procissão, Missa Campal na Praça do Carmo).
Fonte: Arquidiocese.
FOTOS:
- Imagem: Aragão; Macedo
- Imagem: Aragão; Macedo
MAIS INFORMAÇÕES:
Arquidiocese
Aragão; Macedo
Wikipedia