São Francisco de Paula – Praça Gabriel Passos


Imagem: Prefeitura Municipal

A Praça Gabriel Passos foi tombada pela Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula-MG
Nome atribuído: Praça Gabriel Passos (do Coreto)
Outros Nomes: Praça do Coreto
Localização: São Francisco de Paula-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 9, de 14/03/2003
Área: 8.517,39 m

Descrição: O largo da Praça era dividido em duas partes, atrás da Igreja do Rosário, e lateral direita onde se encontra o Grupo Coronel Mário Campos.

Aos domingos, após a missa da noite, as pessoas faziam o footing ao lado e ao fundo da Igreja do Rosário. A praça já tinha sua formação topográfica definida, ou seja, o terreno já era preparado e quase plano, porém de terra. Assim, na administração Luiz Ribeiro de Sousa em 1980, foi construída juntamente com o coreto para entretenimento do povo Francisco-paulense, onde eram realizadas apresentações da Lira José Alcino de Araújo.

O nome Gabriel Passos foi a homenagem ao grande político de Itapecerica que intermediou as negociações com a CEMIG instalando a luz elétrica definitiva na cidade de São Francisco
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Esta praça esta localizada na lateral e no fundo da Igreja do Rosário.

Também por causa da topografia Ingreme seu nivel está abaixo em relação a duas ruas, tendo em sua lateral direita e ao lado oposto de quem se posiciona no fundo da Igreja do Rosário, escadarias em piso cimentado.  Os canteiros são gramados, e os três próximos a Igreja do Rosário possuem uma Palmeira cada.

Os outros três possuem uma “Castanheira da praia” (Terminalia catapa). O piso é em bloquete. Possui traçado geométrico apresentando oito caminhos radiais que levam ao centro da praça, de encontra as faces laterais de um coreto.

Logo se percebe que este possui forma octogonal, ao contrário da maioria dos coretos da região que possuem forma hexagonal: Este coreto abriga em sua base um porão, possui estrutura de pilares de tubo metálicos, que suportam um beiral engastado em uma viga octogonal de sustentação da cobertura. A estrutura desta cobertura é de madeira e telhas coloniais, bica e capa reta. O teto é forrado, e lambrequeis de madeira fazem o arremate.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Parecer do Conselho: Apesar de ser uma Praça nova em relação as outras, está inserida no contexto histórico, onde por muitos anos foi o local de encontro após missas, principalmente quando a Matriz de São Francisco de Paula estava em reforma, sendo este largo antigo de terra batida. Hoje no local onde se encontra, existe uma grande árvore e espaço para as crianças brincarem. Existe ainda um coreto onde acontecem manifestações artísticas e culturais e já foi palco da saudosa banda de música e que esperamos assim resgatar sua tradição e vê-la executar belas canções como antigamente.
Fonte: Marcelo Flamarion Beze Pena – Presidente do Conselho Municipal de São Francisco de Paula

Parecer do Arquiteto: A Praça Gabriel Passos tradicionalmente conhecida como Praça do Rosário, antes de sua construção, quando era de terra, já era um espaço destinado ao convívio social tenso assim todo um valor histórico para todos os Francisco-paulenses que mantém em sua memória os encontros festivos. A importância do tombamento consiste em assegurar a sua proteção e do seu entorno, no qual, com a intenção existente em reformar a Igreja do Rosário, pretende-se devolver ao espaço sua característica de utilização.
Fonte: Silvio Henrique de Melo Costa – Arquiteto Consultor

BENS RELACIONADOS:
São Francisco de Paula – Coreto da Praça Gabriel Passos
São Francisco de Paula – Praça Gabriel Passos

FOTOS:

 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *