São Gonçalo do Rio Abaixo – Fazenda Brejaúba


Imagem: Prefeitura Municipal

A Fazenda Brejaúba foi tombada pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo-MG
Nome atribuído: Fazenda Brejaúba
Localização: Rod. MG 434 Km 12 – São Gonçalo do Rio Abaixo-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 40/2006

Descrição: Possui arquitetura colonial do século XIX. É a única do município de São Gonçalo do Rio Abaixo que possui em seu interior uma capela em estilo neoclássico dedicado a Nossa Senhora da Conceição. Tem sua história ligada às origens do sexto Presidente da República, Afonso Augusto Moreira Penna (1906-1909). Tombada em 7 de abril de 2006,conforme inscrição no livro tombo n° 007/06.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Situada na rodovia de acesso a Itabira, a edificação data da segunda metade do século XIX, está registrado na parede da varanda o ano de 1862, caracterizando-se por elementos arquitetônicos vinculados ao colonial mineiro.

O sistema construtivo revela embasamento de pedra, estrutura autônoma em madeira, vedação em adobe e pau-a-pique. Definida por dois volumes distintos, a fachada frontal apresenta em primeiro plano dois pavimentos, e, em segundo plano, apenas um pavimento. O acesso principal faz-se por escadaria implantada à fachada lateral, que leva ao avarandado do segundo pavimento.

A Capela apresenta acesso externo pela varanda e interno por um cômodo de edificação; internamente, possui piso em tabuado e dois degraus de acesso ao altar principal e único. O forro abobadado apresenta cimalha em toda a extensão das três paredes internas e acompanha o coroamento do retábulo que corresponde ao altar principal.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: O Arraial que deu origem ao núcleo urbano do município de São Gonçalo do Rio abaixo, teve seu início ao alvorecer do século XVIII com a fixação do fenômeno bandeirante.

Em 1704 o desbravador Antônio Bueno encontrou minas ricas e abundantes, ao longo do Ribeirão Santa Bárbara trajeto do qual originou São Gonçalo entre 1710 a 1720. Em 1831, Manoel Dias de Freitas, juiz de paz, relatava um número de 2834 habitantes sendo 1750 livres e 1084 cativos. A localidade contava com conjunto arquitetônico de antigas fazendas, 13 engenhos de cana, 3 fábricas de ferro e 8 mineiros. Sua vocação aurífera era explorada por ingleses ao longo do Ribeirão Santa Bárbara e suas terras compunham-se de pequenas planícies e campos de criar.
O nome da cidade tem estreita relação com a origem das famílias Aranda, Moreira e os Barcelos Costa, estes de origem portuguesa, visto que São Gonçalo do Amarante é santo Português.

Em primeiro de junho de 1850, o antigo curato de São Gonçalo do Rio Abaixo filial da matriz de Santa Bárbara foi elevado a paróquia e seu primeiro vigário foi Manuel Antônio de Souza Vinagre.
Sua emancipação ocorreu em 30 de dezembro de 1962.
Fonte: Prefeitura Municipal.


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *