São João das Missões – Gruta Toca Vermelha


A Gruta Toca Vermelha foi tombada pela Prefeitura Municipal de São João das Missões-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de São João das Missões-MG
COMPAHC – Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Natural e Artístico Cultural

Nome atribuído: Gruta Toca Vermelha
Localização: São João das Missões-MG

Histórico do município: Na área em torno de Capão de Cleto, Matias Cardoso de Almeida, já nomeado “Administrador das Aldeias’’, foi informado por um de seus descendentes, que “encontraram um grande número de indígenas na embocadura de um tributário do Rio São Francisco”. […]
Religiosos liderados pelo Padre Miguel de Carvalho, criaram ali, uma missão sob o auspício da Igreja Católica, com a finalidade de catequizar, efetuar registros de nascimentos, casamentos e óbitos, bem como, a de promover a assistência social.
A partir daquele dia, foi de fundamental importância o papel da catequese e da influência social dos religiosos sobre a vida dos indígenas, principalmente, na conversão do índio ao credo católico. Naquela época, os acontecimentos importantes eram associados às datas religiosas, e como o primeiro contato e confronto dos brancos com os integrantes da tribo dos Xacriabás se deu em 24 de junho, dia consagrado a São João Batista, deram à localidade, a denominação de MISSÃO DO SENHOR SÃO JOÃO.
Com a força do trabalho índio, conseguido de forma amigável, através do escambo, realizado com pedaços de tecidos, anzóis, espelhos, pratos, talheres, facas, canivetes e às vezes, foices, machados e facões, os jesuítas, edificaram a (*) Igreja de São João, em dois anos 1.697/1.698, e para ornamentá-la, contratou os serviços de um artesão da Tribo, segundo os mais antigos, avô do Cacique Xacriabá, Estevão Oliveira (Trinca-Ferro), o último dos remanescentes a falar, fluentemente, o idioma nativo.
Foi das mãos desse artesão que originou a imagem de São João dos Índios, denominação que o arraial passou a ter, até a elevação a categoria de Distrito, sob a denominação de São João das Missões, até ser extinto pela Lei nº 45, de 17 de março de 1.836. Em 1.726, ao retornar de São Paulo, Januário Cardoso de Almeida, filho de Matias Cardoso, reconstruiu a igreja que foi edificada pelo pai, no arraial de Morrinhos, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Em visita à Missão de São João dos Índios, Januário Cardoso, levou para a igreja reconstruída na freguesia de Morrinhos, a imagem de São João. Misteriosamente, no dias depois, a imagem foi reencontrada no tronco de uma árvore, próxima à igreja de São João dos Índios (hoje São João das Missões), provocando aos presentes, um sentimento misto de admiração e medo.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *