Sem Peixe – Conjunto Paisagístico da Igreja Matriz e Praça São Sebastião
O Conjunto Paisagístico da Igreja Matriz e Praça São Sebastião foi tombado pela Prefeitura Municipal de Sem Peixe-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Senador Amaral-MG
Nome atribuído: Conjunto Paisagístico da Igreja Matriz e praça S. Sebastião
Localização: Sem Peixe-MG
História do município: Pela história oral narrada através dos tempos, o povoamento desta região iniciou-se por volta das últimas décadas do século XIX, a passos lentos, por causa dos índios, da dificuldade geográfica e das doenças. As estradas eram trilhas e a vegetação abundante.
O distrito de São Sebastião do Sem Peixe pertenceu a já instalada Paróquia de Nossa Senhora da Saúde (Paróquia criada em 7 de abril de 1841 e instalada em 24 de dezembro do mesmo ano), do Arraial da Saúde, pertencente a Mariana.
Em 1967, iniciou-se a construção da igreja matriz, inaugurada em 20 de janeiro de 1969.
Enquanto o então distrito/vila de Sem Peixe crescia em estrutura e beneficiamentos, a consciência política de suas lideranças fortalecia através da participação na Câmara de Vereadores em Dom Silvério e na ferrenha disputa partidária que é característica do lugar desde os primeiros anos de sua fundação, influenciou a emancipação de Sem Peixe do município de Dom Silvério pela Lei Nº 12.030 em 21 de dezembro de 1995, porém passando realmente a atuar como município em 01 de janeiro de 1997.
Fonte: Circuito Cultural Vieira Servas.
FOTOS:
- Imagem: Circuito Cultural Vieira Servas
MAIS INFORMAÇÕES:
Circuito Cultural Vieira Servas