Teófilo Otoni – Praça Tiradentes


Imagem: Prefeitura Municipal

A Praça Tiradentes foi tombada pela Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni-MG
Nome atribuído: Praça Tiradentes
Localização: Praça Tiradentes – Teófilo Otoni-MG

Descrição: A Praça Tiradentes conta com atrações imperdíveis de Teófilo Otoni. No local podem ser vistas e compradas as famosas gemas brutas e lapidadas que deram o título à cidade de “Capital Mundial das Pedras Preciosas”. Estes minerais podem ser encontrados nas bancas e com os corretores autônomos que ficam na praça. Outra atração única deste espaço são os simpáticos bichos-preguiça que habitam as copas árvores e, vez por outra são vistos e até descem para fazer a alegria de moradores e turistas. A “Tiradentes” também guarda outra relíquia do passado da região: a Poxichá. Trata-se da primeira locomotiva que puxava os vagões da extinta Ferrovia Bahia-Minas, que ligava o Nordeste Mineiro ao Sul da Bahia. Aos domingos a Praça recebe no seu anfiteatro apresentações de músicos locais. Os horários das apresentações são de 11:00h as 14:00h e das 20:00h as 22:30h.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A Praça Tiradentes está vinculada à história do município de Teófilo Otoni desde a sua fundação até os dias atuais e preserva em suas formas e edificações, a gênese do desenvolvimento e da urbanização da cidade, reunindo construções do início do século XX e atuais, como o espaço cultural ora inventariado, convivendo assim, lado a lado, a tradição e a modernidade.
A praça foi idealizada no ano de fundação da cidade, 1853, quando o engenheiro Roberto Schlobach da Costa fez o alinhamento das ruas do núcleo urbano a ser construído e projetou três praças, entre elas a Praça Tiradentes. Ela está, portanto, vinculada ao momento fundacional e ao primeiro projeto da cidade. As construções no local destinado à praça começaram a ser edificadas ainda no século XIX e ao longo do século XX e XXI, de acordo com a necessidade de infraestrutura e crescimento do povoado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Espaço Cultural da Praça Tiradentes: O espaço cultural ora inventariado foi construído no ano de 2002, no segundo mandato do prefeito Getúlio Afonso Porto Neiva. Ele foi projetado pela arquiteta natural de Teófilo Otoni, Sônia Neiva, irmã de Getúlio, com o objetivo de ser um espaço de convivência e divulgação da cultura no município, abrigando feira de livros, artesanato, festas como a Folia de Reis e Imaculada Conceição e shows de artistas locais.
Uma vez que o bem foi construído recentemente, ainda não foram realizadas reformas nesse local. Apesar do pouco tempo que a população usufrui do imóvel, ele já faz parte do cotidiano dos moradores, que aceitaram de forma positiva o espaço, uma vez que comparecem assiduamente na programação do mesmo. Assim, o Espaço Cultural é, portanto, um importante equipamento de lazer e socialização entre os habitantes de Teófilo Otoni.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Lago artificial: O lago artificial está implantado na Praça Tiradentes, mais precisamente no centro desta, na porção localizada entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Dr. Reinaldo. A área de entorno imediato ou canteiro que o circunda, possui forma amebóide, é gramado, com árvores de pequeno e médio porte de espécies variadas.
O lago artificial, de formato amebóide é estruturado em concreto. Possui revestimento em azulejos na cor azul, arrematado por borda em pedras (paralelepípedos). A lago é pouco profundo, possui água em seu interior mas não abriga nenhuma espécie de peixe como era originalmente proposto.
Localizado próximo ao centro do lago, há um travessia, feita por passarela também em concreto revestida com pedras. A passarela possui guarda-corpo metálico, composto por duas hastes principais (corrimão) e estruturado com arcos de tamanhos variados.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Anfiteatro: O anfiteatro ao ar livre ora inventariado foi construído no ano de 2002, no segundo mandato do prefeito Getúlio Afonso Porto Neiva. Ele foi projetado pela arquiteta natural de Teófilo Otoni, Sônia Neiva, irmã de Getúlio, e foi construído para abrigar encenações teatrais, shows e diversas manifestações culturais da cidade. O objetivo era criar um espaço de convivência para a população em um local agradável, no caso, a Praça Tiradentes.
Desde a sua fundação, se apresentaram no local artistas regionais com peças teatrais, musicais e danças. Uma das ações de destaque na sua programação, o “Projeto Arte na Praça”, trazia shows musicais aos domingos, mas atualmente está suspenso. Hoje em dia, além da programação cultural, ocorre no anfiteatro todo domingo uma feira de artesanato, com a produção dos artesãos da cidade.
Uma vez que o bem foi construído recentemente, ainda não foram realizadas reformas nesse local. Apesar do pouco tempo que a população usufrui do imóvel, ele já faz parte do cotidiano dos moradores, sendo um importante equipamento de lazer e socialização entre os habitantes de Teófilo Otoni.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS TOMBADOS RELACIONADOS:
Teófilo Otoni – Locomotiva Pojixá

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *