Teófilo Otoni – Túmulo do Pastor Leonardo Holler Bach


Imagem: Prefeitura Municipal

O Túmulo do Pastor Leonardo Holler Bach foi tombado pela Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni-MG
Nome atribuído: Túmulo do Pastor Leonardo Holler Bach
Localização: Teófilo Otoni-MG
Dossiê de Tombamento

Histórico: O Pastor Johann Leonhard Hollerbach nasceu em Wertcheim, na Baviera, na data de 9 de outubro de 1835, sendo filho de Johann Leonhard e Sohanna Hollerbach. Fez a escola primária e o liceu em sua terra natal, tendo ingressado no Instituto Missionário de Basiléia no dia 14 de agosto de 1858. Em 25 de agosto de 1861, Hollerbach foi ordenado pastor em Weikersheim, em Wuerttemberg e, em 8 de fevereiro de 1862, foi oficialmente incumbido de trabalhar no Brasil. Hollerbach chegou no Rio de Janeiro em abril do mesmo ano e, mesmo tendo conhecimento das dificuldades, como o clima, as doenças e a pobreza, aceitou a sua nomeação como pastor das Colônias Imperiais de Mucuri, com sede em Filadélfia. Chegando no povoado, o pastor iniciou seu trabalho com um sermão realizado no dia 29 de maio de 1862 e que ocorreu na casa do diretor da Colônia.
Logo depois da sua vinda, o pastor iniciou um registro de todas as famílias evangélicas da região e, em 07 de julho de 1863, concluiu um levantamento parcial que abrangia 400 pessoas de países e costumes diversos. Além destes, o Pastor Hollerbach visitava e servia os evangélicos na velha colônia de Leopoldina, no sul da Bahia e foi até Salvador, São Félix, Sergipe e Pernambuco. Suas viagens levavam sempre mais de 20 dias. Seu trabalho porém, era precário, pois atendia os paroquianos em todos os assuntos, que não o religioso. Assim, além de ter de se sustentar numa colônia onde todos eram iniciantes e pobres, o pastor se achava na obrigação de ajudar. Em 07 de janeiro de 1864, se casou com Ana Maria Lindner, com quem teve 10 filhos. Vendo que as crianças da colônia estavam sem escola, o Pastor Hollerbach começou a lecionar na sua própria casa. Primeiro, só para os filhos dos colonos luteranos, mas logo passou a aceitar qualquer um.
Ao longo do tempo, a colônia se estruturava e consolidava suas tradições cada vez mais. A segunda Igreja luterana de Philadélphia foi construída na atual Praça Germânica e inaugurada no ano de 1868, recebendo mais tarde uma pequena torre de madeira e dois sinos. No ano de 1880, o pastor Hollerbach conseguiu da parte do Governo, a doação de dois lotes urbanos, no fim da antiga rua Direita, onde foram construídas a casa paroquial e uma sala para a Escola. Em 1882, a paróquia contava com 800 fiéis, tendo, assim, se duplicado em 20 anos.
O Pastor continuou lutando, muitas vezes sem êxito, e trabalhou, durante toda a sua vida, para o fortalecimento da colônia alemã. A tarefa não era fácil, havendo dificuldades não só externas, como também internas da própria Colônia. Um exemplo disto foi a divisão das primeiras famílias da colônia no final do século XIX, sendo que parte delas fundou o Igreja Adventista de Teófilo Otoni.
Outra característica marcante na personalidade do pastor é a sua relação de respeito e condolência com o restante da população.
Sempre ajudava os tropeiros e os demais moradores da cidade e foi, portanto, um exemplo de respeito para a comunidade.
O Pastor Hollerbach faleceu em Teófilo Otoni no dia de 10 de julho de 1899, vítima de uma febre que apanhou em uma de suas viagens. Ele foi enterrado no cemitério da Colônia Alemã de Teófilo Otoni, que fica em um terreno doado pela família de Alfredo Lalbi Neto, no final do seculo XIX. O seu túmulo de mármore branco contém inscrições na língua alemã, com a data de seu nascimento e de seu falecimento. Ele costuma ser visitado somente no dia de Finados, quando é celebrado um ofício no próprio cemitério.
O túmulo do Pastor Hollerbach representa, no entanto, a memória de um batalhador pela sobrevivência do povo alemão no vale do Mucuri que, além de pastorear almas, foi um pai, médico e professor. Até os dias atuais, ele é, portanto, um exemplo para o povo de Teófilo Otoni. Ele proporcionou alicerces firmes à Comunidade Alemã, conseguindo que estes, na maior parte, permanecessem aqui e colocassem as bases daquilo que hoje é a região do Mucuri. Liderança pacífica, humana e responsável, o pastor sempre é lembrado nas ocasiões festivas, como na comemoração dos cem anos de colonização alemã, nos cultos e nas homenagens.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Partido: O túmulo, de número 260, possui planta que segue a regularidade ortogonal de formato quadrado e proporções equilibradas e simétricas. A volumetria é constituída por quatro blocos empilhados de tamanhos distintos, todos com as plantas quadradas e proporções variadas devido às diferenças de altura destes blocos: o primeiro é a base, de altura variável entre 15 e 17cm devido à diferença altimétrica do terreno, com 135cm de largura e também de comprimento; o segundo, localizado em cima da base, configura a urna funerária e possui as seguintes dimensões: 116cm de altura e 80 cm de largura e de profundidade; o terceiro possui as dimensões de 18,7cm de altura, e 80cm de largura e de comprimento; o quarto possui altura de 78cm, e largura e comprimento igual a 40cm. Este último bloco possui arremate superior feito com peças empilhadas escalonadamente, sobre as quais está uma cruz latina, que possui altura igual a 52cm, conformando o cume da volumetria do túmulo numa altura total igual a 290cm.
O túmulo está implantado em um terreno ligeiramente inclinado e aos fundos do lote do cemitério. Este localiza-se acima do nível da rua e apresenta acesso por rampa. Internamente, inexistem placas, sinalizações ou mapeamento dos jazigos e os caminhos internos apresentam larguras variáveis de maneira que os trajetos até os sepulcros não são claramente perceptíveis. O bem apresenta todos os afastamento em relação aos túmulos vizinhos. O maior afastamento é em relação ao túmulo 165 (ao sul do bem), igual a 235cm e o menor é em relação ao túmulo 259 (túmulo da esposa do Pastor Hollerbach), igual a 32cm. O cemitério possui cercamento com muro e acima deste, arame farpado, que foi instalado para evitar os frequentes ataques de vandalismo e invasões.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Sistema construtivo: O bem apresenta estrutura autoportante de tijolos cerâmicos maciços, equivalente aos dois primeiros blocos, revestidos de granito na cor cinza, preta e branca. A fixação deste revestimento é feita com argamassa tradicional (cimento, areia e água). O dois blocos superiores são autoportantes em mármore branco e fixados com cimento-cola (material apropriado para colar mármore). O
piso ao redor do jazigo apresenta um pequeno trecho em cimentado e o restante é de terra batida. A coroamento do sepulcro se faz por um arremate superior feito com peças empilhadas escalonadamente, tipo pirâmide, sobre as quais está a cruz latina, em mármore.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Tipologia estilístico-formal: A fachada posterior e a frontal são distintas, e as laterais são iguais. A fachada frontal, voltada para a fachada lateral esquerda do cemitério, apresenta lápide em mármore com os dizeres em alemão: “HIER RUHET IN GOTT LEONARDO HOLLERBACH PASTOR EVANG GEBOREN DEN 9 TEN OCTOBER 1855 GESLERBEN DEN 10TEM JULI 1899”. Contornando esta inscrição, fazendo uma moldura à mesma, e ornamentando a lápide, têm-se desenhos geométricos de linhas retas. Tais desenhos constituem-se de pequenos quadrados nos quatro cantos da peça e frisos horizontais e verticais que acompanham o seu contorno, ambos em baixo-relevo.
A lápide da fachada posterior, de formato retangular, em mármore, contém a seguinte inscrição: “GESLILLEL VON SERNER GIMCINDR ZU TH OLLOM 1903”. Nesta mesma fachada, porém, na peça em granito, existe uma inscrição em alto-relevo que se dá apenas pelos números “1903”.
Destacam-se igualmente nas fachadas do bem os pequenos ressaltos dos frisos que arrematam as peças horizontalmente.
O bem se destaca não só dos túmulos adjacentes como de todos os demais existentes no local por ser o único de porte verticalizado, o que o torna o jazigo mais alto, visível de quase todo o cemitério.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
IBGE
Prefeitura Municipal


1 comments

  1. HISTÓRIA MOTIVADORA.
    GOSTARIA DE, UM DIA , ENCONTRAR A HISTÓRIA DOS GRANDES HOMENS DA NOSSA REGIÃO EXPOSTA EM UM MUSEU NA CIDADE DE TEÓFILO OTONI.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *