Triunfo – Imóvel à Praça Pio X, n° 8 a 14


Imagem: Google Street View

O Imóvel à Praça Pio X, n° 8 a 14 em Triunfo-PE foi tombado por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Triunfo-PE
Nome Atribuído: Imóvel à Praça Pio X, n° 8 a 14
Localização: Praça Pio X, n° 8, 10, 12 e 14 – Triunfo-PE
Ficha de Inventário: Ficha n° 001 da Praça Pio X

Descrição: Imóvel urbano comercial e de serviços. Estado de conservação modificado. Oitão da “Residência de Antônio Queiroz” na Praça Eliseu Diniz, n° 55.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Em fins do século XVIII, a serra da Baixa Verde, que teve como habitantes primitivos os Índios Cariris, era arrendada a Domingos Pereira Pita, que depois se tornou proprietário. Nessa época, em data incerta, chegou a Baixa Verde o missionário frei Vidal de Frescolero, conhecido por frei Vidal da Penha, que fixou residência no sítio Baixa Verde, em um pequeno terreno que conseguiu com o senhor Domingos Pereira Pita, onde fez o aldeamento dos índios que com ele vieram. Em novembro de 1803 retirou-se para Cabrobó, tendo logo assumido o seu lugar o missionário frei Ângelo Maurício Niza, o qual fez construir na Baixa Verde uma capelinha, sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, Padroeira da cidade até os dias de hoje. Assim cabe a Frei Ângelo os foros de fundação da cidade, onde permaneceu até falecer, em 07 de julho de 1824.

Sendo um dos menores município da área do Sertão de Pernambuco, Triunfo, ocupa apenas a área da Serra da Baixa Verde, outrora conhecida como serra Grande do Pajeú.

Seu nome teve origem do resultado de uma luta entre a poderosa família dos Campos Velhos da cidade de Flores, com os habitantes da povoação da Baixa Verde, os quais querendo ver o progresso da localidade, começaram com a criação de uma feira, em que os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, procurando com isto acabar por diversas vezes, até mesmo com prejuizo de vidas, mas não conseguiram. Esta insatisfação dos habitantes da Baixa Verde com os Campos Velhos da cidade de Flores, fez com que os habitantes da Baixa Verde tratassem logo de sua independência. Devido a esta vitória foi dado o nome ao município de Triunfo.
Fonte: IBGE.

MAIS INFORMAÇÕES:

 

 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *