Turmalina – Casarão Sede da Prefeitura


Imagem: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais

O Casarão Sede da Prefeitura foi tombado pela Prefeitura Municipal de Turmalina-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Turmalina-MG
Nome atribuído: Casarão Sede da Prefeitura
Outros Nomes: Casarão CESEC
Localização: Turmalina-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 1.457

Descrição: Estima-se que o Casarão tenha sido construído em meados ao fim do século XIX, não foi possível estabelecer uma data precisa. Primeiramente, construído como residência de Leopoldo Lopes de Macedo, foi também o prédio onde funcionou o primeiro ginásio de Turmalina. O Casarão foi reformado no ano de 2012, no entanto, apesar da reforma recente, ainda necessita de vários reparos para manutenção e uma e reordenação do local, pois, o mesmo foi reformado para abrigar a Secretaria de Cultura local e o Centro Cultural Maestro José Mendes que funcionaria como um pequeno museu da cultura local, além de um espaço de reuniões para atender os grupos folclóricos, artesãos, conselhos e outros ligados a cultura e o arquivo público municipal. Hoje o Casarão encontra-se com todas as salas ocupadas com outros setores municipais, sendo que apenas duas salas estão destinadas a cultura.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Histórico do município: Segundo a tradição, os primeiros primitivos habitantes do município foram os bandeirantes paulistas, tendo a frente Sebastião Leme do Prado por volta de 1750/1760, devido a descoberta e exploração de ouro, ás margens do rio Araçuai.
Em decorrência da falta de alimentos para os mineradores, muitos dos colonos das minas se dedicaram á lavoura rural e foram estabelecendo ás margens do rio Araçuai, Ribeirão do Lourenço e rio Itamarandiba, respectivamente; e como ficaram muito distante da Vila, levantaram em alguns destes lugares várias capelas fora do povoado para o seu recurso espiritual, cuja a fé jamais abandonavam.
A formação do arraial de Nossa Senhora da Piedade resultou da construção de uma capela em honra de Nossa Senhora da Piedade, cuja imagem, conforme lenda corrente entre os moradores, teria sido encontrada no próprio local. Fundado por volta de 1750/1760 o arraial da Piedade teve como primeiros moradores os fazendeiros Luiz Machado, João Cordeiro e Canuto Quaros, que ali se fixaram com o objetivo de dedicar-se á agricultura e a criação de gado. Deve-se a esses pioneiros a construção da capela que resultou na formação do arraial de Nossa Senhora da Piedade.
A povoação de piedade era uma região essencialmente agrícola, sendo os principais produtos cultivados: milho, feijão e algodão. Os habitantes locais comercializavam seus produtos com os garimpeiros de Minas Novas, Água Suja e etc.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS RELACIONADOS:
Turmalina – Capela do Bom Jesus de Peixe Cru
Turmalina – Crucifixo do Bom Jesus de Peixe Cru
Turmalina – Festa do Bom Jesus de Peixe Cru

TOUR VIRTUAL PELA CIDADE

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


2 comments

  1. Poliana Caldeira |

    Há uma divergência de informações nesta matéria. O Casarão Leopoldo Lopes de Macedo, popularmente conhecido no município como casarão Cesec (o da foto), não foi demolido. No local funciona diversos setores da prefeitura, e permite visitação de segunda a sexta de 07:30h as 16:30h.
    O casarão que foi demolido era outro, e no local foi construído a nova sede da prefeitura.
    Maiores informações pelo e-mail: culturaturmalina@gmail.com

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *