Balneário Camboriú – Capela de Santo Amaro


Imagem: Google Street View

A Capela de Santo Amaro, em Balneário Camboriú-SC, foi tombada por sua importância cultural.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome Atribuído: Capela de Santo Amaro
Outros Nomes: Antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso
Localização: R. Emanoel R. dos Santos -Barra do Camboriú – Balneário Camboriú-SC
Número do Processo: Nº 099/98
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 2.992, de 25/07/2000

Descrição: Construída em 1810, foi a primeira igreja de Balneário Camboriú. Sua construção pode ser associada ao processo de povoamento da faixa costeira do território de Santa Catarina, que objetivava garantir sua integração à América Portuguesa. As condições de vida nos povoados litorâneos, à época, podem ser vislumbradas nas características desta construção religiosa, que é bastante simples apesar de erguida no período do apogeu do Barroco no Brasil (estilo arquitetônico geralmente associado à suntuosidade e à riqueza de detalhes de suas edificações religiosas).
Sua fachada principal apresenta a porta de entrada e, na mesma direção, ao alto, uma abertura conhecida como “óculo” (por ser parecida com um olho). A pequena torre sineira, separada da edificação, foi construída ao lado do corpo principal. No interior da capela, a nave abriga a capela-mor e o coro; há pinturas murais, além de bancos simples de madeira e, no centro do altar, as imagens barrocas de Nossa Senhora do Bom Sucesso e de Santo Amaro, vindas de Portugal.
É a única edificação de arquitetura colonial remanescente em Balneário Camboriú.
Fonte: UDESC.

Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú (PMBC)
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 3.007, de 1998

Descrição: O tombamento compreende o exterior e o interior da edificação, que possui área construída de 380,10 metros quadrados, conforme faz prova Certidão emitida pelo Setor de Cadastro Fazendário desta Municipalidade, bem como o Cemitério anexo e a praça fronteira ao adro da Igreja.
Na área de entorno, qualquer interferência deverá ter a aprovação prévia da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, que analisará os aspectos que de qualquer forma possam alterar o valor do bem tombado e emitirá Parecer através de sua Secretaria de Planejamento Urbano.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
UDESC
Prefeitura Municipal
Arquidiocese
Inventário de Bens Móveis Sacros


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *