Bayeux – Ponte sobre o Rio Sanhauá


Imagem: Rodolfo de Carvalho Monteiro

A Ponte sobre o Rio Sanhauá, em Bayeux-PB, foi tombada por sua importância cultural para o Estado da Paraíba.

IPHAEP – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba
Nome Atribuído: Ponte sobre o Rio Sanhauá
Localização: Bayeux-PB
Decreto de Tombamento: Decreto n° 21.222, de 07/08/2000

Descrição: De um lado da ponte estava a Capital do Estado, e do outro lado existia uma estreita rua, estrada de barro mal cuidada, cercada por manguezais e rios, que ligava a capital ao interior, tendo como primeiro município Santa Rita. A ponte era passagem obrigatória para chegar-se a essa estreita rua, por onde passavam colonizadores, colonos e transeuntes, que viajavam com destino aos municípios interioranos.

Com o passar do tempo, a estreita rua começou a ser habitada, pessoas de diversas localidades passaram a ocupar aquele espaço e pequenos casebres surgiram às margens da rua. Eram casas de taipa, cobertas com palha de coqueiro, onde predominavam pescadores, devido à abundância do pescado existente nos rios da região. E aquela pequena rua depois da ponte foi denominada Baralho (OLIVEIRA, 1999).

[…] a ocupação de Bayeux se deu inicialmente a partir de um pequeno povoado de pescadores, contudo essa população foi aumentando e esta localidade passou a ser denominada de Boa Vista.

De acordo com OLIVEIRA (1999), esse nome durou pouco. No início da rua, logo depois da ponte, havia uma barreira feita pelas águas do mangue que os moradores já chamavam de rio Barreiras, e com o passar do tempo o pequeno lugarejo passou a ser chamado de Povoado de Barreiras, depois Vila Barreiras. No entanto, Coriolano de Medeiros diz que o nome de Barreiras foi originário do Engenho Barreiros, existente na localidade que, no ano de 1634, era de propriedade de Domingos Carneiro. O nome Bayeux só veio em 1948, com o Decreto-lei nº 454, como distrito, e sua emancipação ocorreu em 20 de Julho de 1959.

Neste processo todo, Baralho foi o primeiro bairro a ser construído, já que seu início se deu após a construção da ponte Sanhauá, e sua origem esteve ligada ao povoado de pescadores logo após a ponte. Outras fontes relatam que esta ponte (ainda de madeira) foi construída por volta de 1697, quando Teodósio de Oliveira Ledo teria feito o percurso da atual Avenida Liberdade com o objetivo de explorar lugares das áreas do interior do Estado da Paraíba, como Campina Grande. […]
Fonte: Rodolfo de Carvalho Monteiro.

Histórico do município: A colonização da região onde se encontra o município de Bayeux, antiga Vila de Barreiras, está muito ligada às histórias de João Pessoa e Santa Rita. Em 1585, quando foi fundada Felippéia (atual João Pessoa), também teve início o povoado de Santa Rita. Localizando-se exatamente entre essas das duas cidades, a Vila de Barreiras começou a surgir com o aparecimento de pequenos casebres à margem da estrada. Influenciado e em consequência do intenso movimento dos colonizadores, os negociantes e criadores deixavam não só a Capital, mas também o interior, dando cada vez mais motivação as pessoas de se fixarem nessa terra.
Coriolano de Medeiros, em seu Dicionário Corográfico da Paraíba, assim se expressa sobre Barreiros, primitivo topônimo do município de Bayeux: “Considerável agregado de casas, que se estende por mais de 4 km à margem da estrada, que segue da Capital para o interior”. Embora pudesse ser considerado como subúrbio da Capital, já que se comunica pela ponte Sanhauá, pertencia ao município de Santa Rita, cuja sede dista 9 km aproximadamente.
Em 1944, com a tomada de Bayeux, cidade da França, a primeira a ser ocupada no território Francês pelas forças aliadas, o jornalista Assis Chateaubriand procurou dar o nome de Bayeux a uma cidade brasileira.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Rodolfo de Carvalho Monteiro


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.