Brasília – Escola Classe 308 Sul


Imagem: Proposta Pedagógica 2018

A Escola Classe 308 Sul foi construída em 1958, com projeto de José de Souza Reis. Integra a unidade de vizinhança modelo do plano urbanístico de Lucio Costa.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Nome Atribuído: Escola Classe 308 Sul
Localização: Asa Sul Entrequadra Sul 307/308 – Brasília-DF
Decreto de Tombamento: Decreto nº 11.234, de 02/09/1988, DODF de 05/09/1988
Descrição: Uma escola pública que nasce sob o ideário de Anísio Teixeira que, em sua obra, considerou a importância de educar em vez de instruirl formar homens livres em vez de homens dóceis; preparar para um futuro incerto em vez de transmitir um passado claro; e ensinar a viver com mais inteligência, mais tolerância e mais felicidade.
Para o pensador, na escola, não se aprendem apenas ideias ou fatos, mas também atitudes, ideais e senso crítico – desde que a escola disponha de condições para exercitá-los. Assim, uma criança só pode praticar o aprendido em uma escola onde haja condições reais para desenvolver sentimentos, habilidades e novos
conhecimentos.
Nessa perspectiva, a Escola Classe 308 Sul foi inaugurada em 1959 por Juscelino Kubitschek e a sua primeira direção foi exercida pela professora Stela dos Cherubins Guimarães Trois. Naquela época, a escola possuía a missão que era “preparar a criança para o Brasil de amanhã”, em consonância com os princípios preconizados pela “didática em ação” de Anísio Teixeira.
Sua estrutura física orientou a construção dos prédios escolares e foi elaborado a partir do Plano Escolar de Brasília por meio do Departamento de Arquitetura da NOVACAP com duas construções retangulares interligadas por uma passarela coberta, um prédio menor, onde está localizado o setor administrativo, e um prédio maior com oito salas de aula, dois banheiros e uma cantina. A escola buscava atender crianças entre 7 a 12 anos de idade e era custeada pelo Banco do Brasil. Em 1967, passou a ser mantida pela Fundação Educacional do Distrito Federal. Somente em 14 de janeiro de 1966, com a assinatura do Decreto nº 481/66 – GDF anexo III), a escola passou a fazer parte da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Fonte: Proposta Pedagógica 2018.

Descrição: A Escola Parque 308 Sul, construída em 1958, integra a unidade de vizinhança modelo para as demais unidades durante a construção de Brasília, conforme plano urbanístico concebido pelo arquiteto Lucio Costa. As concepções do educador Anísio Teixeira para o ensino, a Educação nova, e a arquitetura escolar desenvolvida para Brasília na década de 1950 estão intrinsecamente ligadas, de modo que a segunda materializa a primeira no espaço de convivência da unidade de vizinhança. A escola parque projetada pelo arquiteto modernista José de Souza Reis, contemporâneo de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, é um exemplar da arquitetura moderna fundamentada nos princípios propostos por Le Corbusier e influenciada pela releitura do movimento no Brasil. O edifício é constituído por três blocos, o principal, o auditório e as oficinas, além de piscinas e quadras de esporte. No bloco principal há características do movimento moderno brasileiro como a planta livre, a integração interior/exterior, as janelas em fita, a estrutura independente em concreto armado e o uso de pilotis. Tombada em 04 de agosto de 2004, a escola desempenha ainda hoje suas funções educacionais e, embora o edifício tenha sofrido pequenas alterações, nunca perdeu sua função original. No entanto, com a obrigatoriedade imposta pelo Decreto nº 5.296/2004 quanto à adaptação para a acessibilidade e intervenções em edificações públicas, colocam-se em evidência os riscos a valores que conferem ao patrimônio integridade e autenticidade.
Fonte: Máximo; Ferreira.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2

MAIS INFORMAÇÕES:
Proposta pedagógica 2018
Máximo; Ferreira
Rede Social


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.