Brasília – Escola Parque 307/308 Sul


A Escola Parque 307/308 Sul foi inaugurada em 1960.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Nome Atribuído: Escola Parque 307/308 Sul
Localização: Brasília-DF
Decreto de Tombamento: Decreto nº 24.861, de 04/08/2004, DODF nº 149, de 05/08/2004, p. 6
Descrição: A “Escola Parque 307/308 Sul” foi a primeira Escola do tipo a ser construída em Brasília para abrigar projeto educacional inovador no Brasil da época. Os Arte-Educadores da Cidade e pela comunidade apresentaram abaixo-assinado solicitando sua preservação.
Fonte: Processo de Tombamento.

Descrição: O sonho de Anísio Teixeira de uma educação acessível e democrática faz surgir, numa invasão do bairro da Liberdade, no Estado da Bahia, um Centro de Educação Integral voltado para essa comunidade que vive em situação de extrema pobreza, com oferta da educação básica, artes, educação física e um ofício. Essa proposta prevê a formação integral do ser expressivo e atuante com o princípio do “aprender fazendo”.Como Secretário de Educação daquele estado, Anísio acredita que o “Centro Educacional Carneiro Ribeiro”, então chamado simplesmente de Escola Parque (remontando a parque industrial), pode significar o passo inicial para as mudanças estruturais necessárias ao ensino primário num momento de aceleração do desenvolvimento e do surgimento de uma sociedade tecnológica, tomando como base as obras de John Dewey no que diz respeito à educação escolar. A educação na visão desses dois educadores é por excelência um método de reconstrução social.
A partir desse modelo, é concebida a proposta da Escola Parque para o sistema educacional de Brasília, quando de sua construção. Sendo responsável, como Diretor do INEP, de elaborar o Plano Educacional da nova capital, Anísio Teixeira transporta para o Planalto Central o modelo de escola então por ele criado em Salvador. Aspecto relevante a destacar é que a adoção dessa proposta far-se-ia num contexto bastante diverso daquele em que se desenvolvera a primeira experiência. Brasília, cidade-jardim cuidadosamente planejada por conceituados urbanistas e arquitetos brasileiros, emergia como a mais moderna capital, reconhecida internacionalmente como a expressão contemporânea da criação técnica e artística do País. (Waisros, s/d).
Sendo a estrutura da cidade uma sequência de grandes quadras compostas por blocos residenciais, em seu plano estabelece, para cada quadra, 01 jardim de infância e 01 escola classe e a cada 04 quadras 01 escola parque, com atendimento em dois turnos dos alunos oriundos das escolas classe, ofertando pequenas oficinas de artes industriais e participação dirigida dos alunos em atividades artísticas, sociais e de recreação, estrutura essa que Anísio denomina de Centro Elementar de Educação.
Fonte: Projeto político-pedagógico 2018

MAIS INFORMAÇÕES:
Projeto político-pedagógico 2018


Comentários

  1. eu já estudei lá agora eu estou muito feliz porque lá é muito legal, coisas que eu vou levar para o reto de minha vida

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.