Cabo Frio – Marco Sesmarias de São Bento


Imagem: Acioli Gonçalves da Silva Júnior

O Marco Sesmarias de São Bento em Cabo Frio-RJ foi tombado por sua importância cultural para a cidade.

IMUPAC – Instituto Municipal do Patrimônio Cultural de Cabo Frio-RJ
Nome Atribuído: Marco Sesmarias de São Bento
Localização: R. Miguel Couto, nº 211 e Bairro da Ogiva, em frente ao Hotel Porto Veleiro [desapareceu em 2008] – Cabo Frio-RJ
Processo de Tombamento: Decreto n° 012/89

Observação: Segundo a pesquisadora Rose Fernandes (2014) o marco da sesmaria de São Bento que se encontrava ao lado do Hotel Porto Veleiro, no Peró, desapareceu em 2008. Mas um dos quatros marcos que ficavam no bairro São Bento, encontra-se atualmente na lateral do prédio da Charitas, no centro de Cabo Frio.
Fonte: Acioli Gonçalves da Silva Júnior.

Descrição: Estevão Gomes em 1616 foi nomeado capitão-mor da Fortaleza da cidade de Cabo Frio, tinha o poder de doar sesmarias a quem quisesse povoar e cultivar as terras. Assim como tinha a incumbência de assumir o comando da tropa e a passar em revista. Ele tinha o dever de começar a construir a cidade de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, conforme a carta de sesmaria concedida a Generosa Salgado em 1616.

Em 1617, o colégio de jesuítas do Rio de Janeiro solicitou por meio de petição a segunda sesmaria, de caráter rural. É pedido que sua medição se faça a partir do “esteio defronte da Gamboa que está defronte da cidade”, e se estende até a Bahia Formosa, em Búzios (outrora segundo distrito de Cabo Frio). Este esteiro é uma comprida e estreita ponta de terra, situada onde se encontra o Hotel Porto Veleiro e a desativada Salinas do bairro Peró.

Nesse local, ao lado do citado hotel, assentou-se o marco de pedra do mosteiro de São Bento que assina a posse da Sesmaria concedida aos beneditinos em 1623, em virtude de desistência anterior dos jesuítas.

O marco trata-se de uma coluna retangular de pedra, com as letras S.B., inscritas em baixo relevo. Sendo assim, os padres beneditinos deixaram suas marcas na colonização da cidade de Cabo Frio, participando do desenvolvimento econômico da região, através da criação de gados em diferentes pontos da Capitania Real do Cabo Frio. Foram nessas terras que eles construíram três currais para criação de gado e extraíam das florestas locais madeiras de lei com a finalidade do comércio.

Em 1664, os beneditinos receberam 36 braçadas de terras no perímetro urbano de
Cabo Frio. Essas terras deram origem ao atual bairro São Bento. Em quatro pontos desse bairro estavam outros marcos de pedras com as iniciais S.B., delimitando uma quadra de terra.

Segundo a pesquisadora Rose Fernandes (2014) o marco da sesmaria de São Bento que se encontrava ao lado do Hotel Porto Veleiro, no Peró, desapareceu em 2008. Mas um dos quatros marcos que ficavam no bairro São Bento, encontra-se atualmente na lateral do prédio da Charitas, no centro de Cabo Frio.

O Marco da Sesmaria de São Bento é um monumento tombado pelo poder público
municipal, pelo Decreto nº 012, de 28 de novembro de 1989.

Fonte: Acioli Gonçalves da Silva Júnior.

BENS RELACIONADOS:
Cabo Frio – Edifício das Charitas
Cabo Frio – Marco Sesmarias de São Bento
Cabo Frio – Pelourinho

MAIS INFORMAÇÕES:
Acioli Gonçalves da Silva Júnior


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *