Cariacica – Templo Espírita Tabajara


Imagem: Prefeitura Municipal

O Templo Espírita Tabajara foi tombado pela Prefeitura Municipal de Caricica-ES por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Cariacica-ES
Nome Atribuído: Templo Espírita Tabajara
Localização: Cariacica-ES

Descrição: A Fraternidade Tabajara foi fundada em 1940 pela médium Maria de Lourdes Labeto. O templo surgiu um pouco depois, em 1952, erguido sobre o monte que ocupa até hoje. O Templo tem o formato de uma grande cruz, com cantos arredondados, com três cúpulas, todo edificado em tijolos, inclusive as cúpulas, que são de tijolos em pé. Imponente na sua cúpula central uma estátua do índio Tabajara, que com seus braços abertos rende homenagens ao Monte Mochuara, símbolo geográfico e histórico do Município de Cariacica. Em uma época onde a maior parte do município era rural, uma pequena vila começou a surgir em volta do santuário. Logo, a região passou a ser chamada de Tabajara, o que destaca a identificação dos moradores mais antigos com a fraternidade.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: O Espírito Pae João de Aruanda deu início às primeiras reuniões-etapas da Fraternidade Tabajara e convocou o Espírito Tabajara para dirigir a “Grande Obra”, de alta importância espiritual, que se iniciava na Terra. As primeiras reuniões eram realizadas na propriedade do Irmão Fundador na Terra, Octávio Ferreira Paes, na Vila Tabajara, numa humilde cabana de sapé, com assentos em tocos de madeira. Constituída a Diretoria, foi eleito Presidente o Irmão Geofredo Adolpho Silva, que dirigiu a entidade até o seu desenlace corpóreo. Passou então a entidade, com seu pequeno templo construído, por um período de pausa, fechando suas portas ao público. O Irmão José Baptista de Carvalho foi o médium-chefe durante este período inicial.

O Irmão Octávio Ferreira Paes, conversando com o Espírito Pae João, incorporado na médium Marieta Carvalho de Moura Dias, no Rio de Janeiro, foi instruído a adquirir um terreno na região, hoje denominada de Bairro Tabajara, em Cariacica, para ali abrir um Terreiro de Umbanda. O Irmão Paes adquiriu uma fazenda de cinco alqueires de terra, onde construiu uma cabana de sapé com tocos de madeira como assentos. Assim, iniciouse a obra de alta importância espiritual. No dia 25 de dezembro de 1952, foi inaugurado parcialmente o novo Templo Tabajara (atual Santuário de Umbanda Tabajara em Cariacica), cujas obras tiveram administração do construtor Irmão Becacicci, sob determínio dos Mentores Espirituais, por intermédio da médium Maria de Lourdes. Nesta
data, foram criados o Departamento Juventude Tabajara e o Jornal O Tabajara, hoje parte do Departamento Comunicação Social Tabajara. No dia 24 de junho de 1953, foram inaugurados a Pia Batismal, no Congá de Pae João, e o Vitral Sagrado no Setor de Fluidificação de águas.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Cariacica reflete a miscigenação brasileira e sua formação agrega povos indígenas, negros e imigrantes europeus. Segundo os antigos habitantes, o nome surgiu da expressão “Cari-jaci-caá”, utilizada pelos índios para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é “chegada do homem branco”.

Embora o município de Cariacica tenha sido criado pelo Decreto Nº 57, em 25 de novembro de 1890, apenas na década de 40 do século passado sua população observou aumento considerável. A característica rural do município também começou a ser alterada de forma importante nesta mesma época, até se tornar um município urbano.

A cidade reúne o urbano e o rural em plena harmonia e de forma sustentável. O centro urbano abriga grande área comercial e cerca de 96% da população, mas a região rural se estende por uma ampla área do território e é marcada pela diversidade natural, principalmente aos pés do Monte Mochuara.

Embora a sede do município esteja localizada à 15,8 Km da capital, trata-se de uma sede histórica de característica rural. Desde o início do século passado, as atividades estritamente agrícolas foram sendo substituídas por atividades de apoio à comercialização a transporte de mercadorias e, consequentemente, localizando-se nas regiões próximas às instalações da VALE. Cerca de 96% da população cariaciquense está concentrada na área urbana, mas por outro lado, possui 56% de suas terras localizadas na área rural onde reúne boa parte do interesse ambiental e turístico, como o imponente Mochuara, símbolo do município de Cariacica.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS REGISTRADOS RELACIONADOS:
Cariacica – Lenda do Caboclo Tabajara
Cariacica – Templo Espírita Tabajara

MAIS INFORMAÇÕES:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.