Rio de Janeiro – Açude do Pau da Fome


Imagem: Inepac

O Açude do Pau da Fome no Rio de Janeiro-RJ foi tombado por sua importância cultural para a cidade.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Açude do Pau da Fome (1908), na Estrada do Pau da Fome, Jacarepaguá
Localização: Estrada do Pau da Fome – Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ
Processo de Tombamento: E-18/001.542/98
Tombamento Provisório: 9/12/1998

Descrição: Situa-se a 130 m de altitude e sua construção data do ano de 1908. Recebe as contribuições das pequenas represas da Figueira e da Padaria, resultantes da captação de riachos que vêm da Serra do Nogueira. Na engenharia do sistema de captação do Pau da Fome, destaca-se o aqueduto em forma semi-circular, de cimento tijolo e pedra. Suas linhas arquitetônicas são de belo efeito sobre o fundo verde das matas, com canaletas que se apoiam em pilares, tendo na parte superior arcos de berço dando elegância e leveza ao conjunto que deságua em um grande tanque. Este é composto de dois compartimentos centrais e quatro laterais, de onde, canalizadas, as águas circulam, em adutoras de 30 cm de diâmetro, indo abastecer a caixa da Reunião, na localidade de nome Tanque, em Jacarepaguá.

Quanto à denominação Pau da Fome, consta que os antigos freqüentadores das matas – caçadores e tropeiros – assim se referiam ao local, onde debaixo de uma grande figueira preparavam suas refeições: “estamos no Páo da Fome”.

Esta represa encontra-se no interior do Parque Estadual da Pedra Branca, criado pela lei estadual nº 2.377, de 1974, que integra o tombamento da Mata Atlântica / Serra do Mar.
Fonte: Inepac.

Descrição: As terras onde estão localizados os equipamentos pertenciam ao Barão da Taquara e foram desapropriadas em 1910. A represa está situada a uma altitude de 130 metros, dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, maior unidade de conservação da cidade. As águas do Rio Grande, do Rio Padaria e do Rio Figueira abastecem o complexo, passando por canaletas e pequenos aquedutos. Muito bem conservado, o sistema de captação se integra harmonicamente à natureza exuberante.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Conjunto significativo de vinte e cinco equipamento surbanos – caixas-d’água, reservatórios e represas – localizados nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói. Este elenco de artefatos não é apenas uma amostra representativa do processo de evolução da captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água nos dois municípios. É também um espelho da própria história da metrópole carioca, pois reflete, através da expansão dos sistemas, o processo de ocupação do território e o adensamento das áreas urbanas nos últimos 150 anos. Além disso, esses equipamentos são testemunhos da evolução tecnológica da engenharia nacional, tanto no âmbito das teorias da hidráulica, como do cálculo estrutural e das técnicas construtivas.
Fonte: Inepac.

CONJUNTO:
Rio de Janeiro e Niterói – Conjunto de Reservatórios

MAIS INFORMAÇÕES:
Inepac
Inepac


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.