Rio de Janeiro – Reservatório do Tanque


Imagem: Inepac

O Reservatório do Tanque em Rio de Janeiro-RJ foi tombado por sua importância cultural para a cidade.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Reservatório do Tanque (1929), na Rua Almirante Melchiades de Souza n° 370, Tanque
Localização: R. Almirante Melchiades de Souza, n° 370 – Tanque – Rio de Janeiro – RJ
Processo de Tombamento: E-18/001.542/98
Tombamento Provisório: 9/12/1998

Descrição: O bairro do Tanque era um ponto de abastecimento de água de antigos tropeiros e ficava na confluência de três estradas: a de Jacarepaguá, a da Freguesia e a da Taquara, que hoje se chama Largo do Tanque. Reservatório, residência do encarregado e elevatória datam de 1925. A obra foi realizada pela Inspetoria de Águas e recebia, inicialmente, as águas da Represa dos Ciganos e Olho D’Água, com alcance em Jacarepaguá, Cascadura, Quintino e Piedade.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: No passado, o “tanque”, que ficava na confluência das estradas de Jacarepaguá, da Freguesia e da Taquara, local hoje denominado de largo do Tanque, era conhecido como ponto de parada dos tropeiros para abastecimento d’água. Com a inauguração do reservatório do morro da Reunião em 27 de julho de 1929, o antigo tanque deixou de existir, sendo implantada no local uma pequena praça com delicado chafariz em cantaria. Com capacidade de dez milhões de litros, reunindo as águas das represas dos Ciganos e Olho d’Água, o reservatório abastecia Jacarepaguá, Cascadura, Quintino e Piedade.
Fonte: Inepac.

Descrição: Conjunto significativo de vinte e cinco equipamentos urbanos – caixas-d’água, reservatóriose represas – localizados nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói. Este elenco de artefatos não é apenas uma amostra representativa do processo de evolução da captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água nos dois municípios. É também um espelho da própria história da metrópole carioca, pois reflete, através da expansão dos sistemas, o processo de ocupação do território e o adensamento das áreas urbanas nos últimos 150 anos. Além disso, esses equipamentos são testemunhos da evolução tecnológica da engenharia nacional, tanto no âmbito das teorias da hidráulica, como do cálculo estrutural e das técnicas construtivas.
Fonte: Inepac.

CONJUNTO:
Rio de Janeiro e Niterói – Conjunto de Reservatórios

MAIS INFORMAÇÕES:
Inepac
Inepac


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.