Dois Irmãos – Museu Histórico Municipal


Imagem: Site da instituição

O Museu Histórico Municipal foi tombado pela Prefeitura Municipal de Dois Irmãos-RS por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Dois Irmãos-RS
Nome Atribuído: Museu Histórico Municipal
Localização: Av. São Miguel, n° 1658 – Dois Irmãos-RS
Decreto de Tombamento: Portaria municipal de tombamento n° 116/2003, de 11 de abril de 2003.
Ficha de inventário – Compac

Importância: O bem se destaca por apresentar valor nas seguintes Instâncias:
1 – Instância Cultural: Enquanto referência histórica; pelo valor de antiguidade e pelo valor de referência coletiva;
2 – Instância Morfológica: Valor arquitetônico: pela qualidade formal, Valor pela referência historiográfica; Valor pela raridade formal; Valor como elemento referencial na paisagem urbana;
3 – Instância Funcional: Compatibilização com a estrutura urbana, e pelo potencial de reciclagem.
4 – Instância Técnica: Valor pela raridade na técnica construtiva; Valor pela raridade no emprego de materiais, Valor pelo risco de desaparecimento e Valor pelo bom estado de conservação;
5 – Instância Paisagística: Valor pela compatibilização com a paisagem urbana; Valor pelo conjunto de unidades – estruturação do cenário da quadra e Valor como elemento referencial.
6 – Instância Legal: legislação de preservação em nível municipal (Lei de Tombamento e Zoneamento em Plano Diretor).
Fonte: Ficha de inventário – Compac.

Descrição: A edificação é reconhecida popularmente como Casa Kieling por conta da família que residiu a partir de 1893 a 1985, segundo a tradição oral a casa teria sido construída por um Weinmann de São Leopoldo na primeira metade do século XIX.
Também se relata que além da residência, Weinmann teria instalado um armazém e uma padaria, que funcionavam num
anexo da casa.
Por volta de 1845 a edificação foi vendida para Nikolaus Schäffer e foi utilizada como residência, posteriormente pertenceu ao médico prático Georg Schäffer, filho de Nikolaus. No ano de 1918 a filha de Georg, Carolina Schäffer, que era casada com Carlos Kieling, adquiriram a área de terras de 42 hectares juntamente com a edificação, e passaram a utilizá-la como residência e no porão havia uma marcenaria. Laura Kieling Dienstmann foi uma das filhas das oito que o casal teve, sendo uma das últimas moradoras da residência, nasceu ali e só saiu aos 24 anos quando casou; todos os partos foram feitos pela sua avó, que era parteira, e não podiam ser vistos pelas crianças.
As oito irmãs se dedicavam à costura e a casa era reconhecida como “Casa da Costureira Kieling”, tinham muita habilidade
com o manuseio das linhas e agulhas, a máquina utilizada por Laura faz parte do acervo do Museu. A plantação de mandiocas também era uma forma de rendimento da família, chegavam a produzir 300 sacos de farinha, que passavam pelo processo da colheita, limpeza, ralar e a secagem no tacho; nos fundos da casa havia uma atafona – moinho movido à tração animal.
Desta forma, a casa permaneceu com os herdeiros Kieling até o ano de 1985, quando da aquisição do poder público municipal com a finalidade de instalar ali o Museu Histórico Municipal, oficialmente inaugurado em 03 de junho de 1989, embasado com a filosofia da Nova Museologia […].
Fonte: Ficha de inventário – Compac.

Descrição: A casa Kieling, como é conhecida, devido ao nome da família que habitou de 1893 até 1985, teria sido construída por um senhor de sobrenome Weimann, de São Leopoldo, na primeira metade do século XIX.
A tradição Oral relata que, nessa época, além de residência, esteve nela instalado um armazém e uma padaria, que funcionou em um anexo da casa.
Por volta de 1845, a casa foi vendida a Nikolaus Schaffer (imigrante do Rheinland – 1806 – 1892). A partir desse momento, foi usada somente como residência. Mais tarde, passou para o filho de Nikolaus, o médico prático Georg Schaffer (1836 – 1918).
Em 1918, Carlos Kieling (1868 – 1933), casado com Carolina Schaffer (1870 – 1954), adquiriu a casa e uma área de 42 hectares do seu sogro Georg Schaeffer. A casa continuou a ser usada como residência; no porão o dono fazia trabalhos de marcenaria.
O sistema construtivo da casa é a técnica enxaimel, trazida pelos imigrantes alemães. De arquitetura simples, sofreu uma grande reforma entre 1910 e 1920, onde se introduziu tijolos cozidos. Atualmente, ela se constitui num dos poucos exemplares ainda íntegros no perímetro urbano da cidade de Dois Irmãos.
Permaneceu com os herdeiros Kieling até 1985, quando foi adquirida e restaurada pela Prefeitura , para sediar o Museu Histórico Municipal, instalado em 1989.
Texto: Livro História de Dois Irmãos, de Justino Vier
Fonte: Site da instituição.

Histórico do município: Município integrante do Vale do Rio Feitoria, afluente do Rio Caí, sua história está ligada à colonização alemã no Estado, parte da antiga Colônia de São Leopoldo, instalada em 1824. Dois Irmãos recebeu os primeiros colonos a partir de 1825, entre eles Pedro Baum e família, lavrador e sapateiro, do Hunsrück.
A leva mais significativa de colonos imigrantes que ocuparam parte dos 249 lotes da “Linha Grande de Dois Irmãos”, foi a dos ex-náufragos do navio Cecília. O veleiro partiu do porto de Hamburgo em 1827 e surpreendido por uma tempestade no Canal da Mancha. Parcialmente destroçado, o navio com seus passageiros foi abandonado por seu capitão e pela marinhagem, ficando sem rumo até ser encontrado por um barco inglês que o conduziu para Plymouth, na Inglaterra. Aí permaneceram por cerca de dois anos, aguardando a definição de seus destinos. Aportaram no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1829, dia de São Miguel. Conta a tradição que em homenagem ao Arcanjo estabeleceram essa data como seu marco fundante. Até hoje ela é comemorada no “Michelskerb”, Kerb de São Miguel.
Em 1832 os colonos católicos inauguraram a capela em honra a São Miguel. O lugar onde foi erguido o templo é, provavelmente, o mesmo onde a partir de 1869 foi construído o outro, com traços góticos, concluído em 1880, que hoje se encontra a Antiga Igreja Matriz de São Miguel, tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

VÍDEO:

Fonte: Imprensa Municipio de Dois Irmãos.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Site da instituição


Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.