Rio de Janeiro – Antigo Ministério do Trabalho


Imagem: Google Street View

O Antigo Ministério do Trabalho em Rio de Janeiro-RJ foi tombado por sua importância cultural para a cidade.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Prédio do Tribunal Regional do Trabalho (antigo Ministério do Trabalho), na Av. Presidente Antônio Carlos, nº 251, Centro
Localização: Av. Presidente Antônio Carlos, nº 251 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Processo de Tombamento: E-18/001.539/98
Tombamento Provisório: 9/12/1998

Descrição: Conjunto de exemplares de edificações governamentais representativas de uma das vertentes da arquitetura moderna brasileira, de valor simbólico, histórico e urbanístico, representativas de um momento da construção do Brasil como nação moderna, no período do Estado Novo, referenciados à função cultural e política da antiga capital do Rio de Janeiro. São eles: Alfândega, Superintendência Regional da Polícia Federal (antiga Imprensa Nacional), na I R.A.; prédio do Tribunal Regional do Trabalho, Palácio Duque de Caxias (antigo Ministério da Guerra), Edifício Almirante Tamandaré (antigo Ministério da Marinha), Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, na II R.A.

O tombamento foi motivado por um grupo de cidadãos, tendo à frente o historiador Gustavo Schoor, diante da ameaça de demolição do prédio da Conab, antigo entreposto de pesca, situado na praça XV.Foi concebido para sediar o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio criado em 1930. O edifício ocupa toda a superfície de uma quadra no vazio resultante do desmonte do morro do Castelo. Essa grande área concentrou, durante o governo Vargas, diversas sedes ministeriais.

Concurso público indicou o projeto de concepção moderna do engenheiro Mário Santos Maia desenvolvido por grande equipe da qual faziam parte Dulphe Pinheiro Machado, Edgard de Mello, Affonso Eduardo Reidy, Mário Santos Maia, Antônio de Almeida e Plinio Cantanhede. A obra ficou a cargo da firma Raja Gabaglia.A pedra fundamental foi lançada em agosto de 1936. Dois anos depois o novo ministério foi inaugurado pelo presidente da República no Dia do Trabalho.
Fonte: Inepac.

CONJUNTO:
Rio de Janeiro – Antiga Imprensa Nacional
Rio de Janeiro – Antigo Ministério da Marinha
Rio de Janeiro – Antigo Ministério do Trabalho
Rio de Janeiro – Ministério da Guerra
Rio de Janeiro – Prédio da Alfândega
Rio de Janeiro – Prédio da Cia. Nacional de Abastecimento (CONAB)


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.