Várzea da Palma – Serra da Piedade


Imagem: Bernardo Gouvêa

A Serra da Piedade foi tombada pela Prefeitura Municipal de Várzea da Palma-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Várzea da Palma-MG
Nome atribuído: Serra do Cabral, Serra da Piedade e Serra do Onça
Localização: Zona Rural – Várzea da Palma-MG

Descrição: A serra da Piedade já era conhecida desde o princípio do século XVII. Lourenço Castanho Taques é considerado o desbravador da região de Caeté, como consta em Carta Régia de 23 de março de 1664, pela descoberta dos “Sertões de Caeté”. Na verdade, a serra da Piedade é a mesma serra do Sabarabuçu e, portanto, está ligada às lendas das minas de prata, que desde final do século XVI excitaram os espíritos aventureiros que queriam crer que naquela latitude havia abundância de prata, a exemplo do que acontecia na serra do Potosi, no Peru.

Pertencente à região metropolitana de Belo Horizonte, é um divisor de águas, contribuindo para a formação do rio Doce, entre outros. É a continuação da serra do Curral e localiza-se no limite norte do Quadrilátero Ferrífero, sua altitude chega aos 1746 metros de altura, por isso os ventos são constantes na região, e durante o inverno é comum a formação de geada.
Fonte: Wikipedia.

Histórico do município: Em meados do século XIX surgiu às margens do Rio das Velhas o lugarejo de Porto da Palma, local onde havia uma balsa que fazia a travessia dos tropeiros que vinham de Curvelo (MG) rumo a Montes Claros(MG). O nome Porto da Palma foi dado devido ao local ser muito plano e cheio de palmeiras, além de possuir várias espécies de pinhas e samambaias que davam uma beleza natural ao lugar.

Com a vinda da Estrada de Ferro rumo a Pirapora, no início do século XX, houve um problema com a construção da estação em Porto da Palma, e em decorrência desse empecilho resolveram mudar o local da estação para uma planície ao lado da estrada dos tropeiros que seguiam à Goiás, onde hoje ainda existe o prédio da Estação.
A inauguração da Estrada de Ferro Central do Brasil aconteceu no dia 1º de fevereiro de 1910. Tal ato impulsionou a migração dos moradores de Porto da Palma para o local e assim formou-se a Vila que atendeu durante 2 anos pelo nome de Vargem das Palmas.

Em 1928 já com o surgimento dos primeiros veículos, foi necessário a construção da ponte sobre o Rio das Velhas. Ela foi edificada com cimento da Inglaterra, que veio em barricas de madeira. Com a construção da ponte foi desativada a Balsa de Porto da Palma e o lugar passou a ser chamado de Palma Velha.
Fonte: IBGE.

CONJUNTO:
Várias Cidades – Serra do Cabral
Várzea da Palma – Serra do Onça
Várzea da Palma – Serra da Piedade

BEM RELACIONADO:
Caeté e Sabará – Conjunto Paisagístico da Serra da Piedade


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *